Avançar para o conteúdo principal

Sessão sobre Sindroma de Asperger


Na continuidade do trabalho já iniciado no ano passado com a realização de uma Sessão de Sensibilização sobre a Epilepsia, que teve como objectivo o reforço das nossas competências para lidar com alunos com esta problemática e com objectivos similares iremos agora dinamizar uma

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO SOBRE

SÍNDROME DE ASPERGER / PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO

Oradores:

António Soares Vieira e Maria João Castro

(Elementos directivos da Delegação Norte e pais de jovens com SA)

Local: EB 2/3 de Prado

Data: 12 de Setembro de 2011

Hora: 14,30 horas

Destinatários : Professores , Assistentes Operacionais e EE

Organização :

SPO, Núcleo de Educação Especial, Projecto de Educação para a Saúde e Coordenação dos Directores de Turma

Consideramos ser esta uma boa oportunidade para conhecermos melhor as características das crianças que apresentam este Síndroma ou outras perturbações do Espectro do Autismo, para melhor as podermos ajudar e integrar na nossa Comunidade Escolar.

Teremos o testemunho de pais que nos irão certamente ajudar a conhecer e entender melhor as dificuldades que essas crianças podem experimentar e também apresentar estratégias práticas "já testadas" para as resolver...

Desejamos poder contar com a sua presença e participação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género