Avançar para o conteúdo principal

Formação PRESSE para AO

Ficam aqui alguns registos de momentos da Formação PRESSE para Assistentes Operacionais que decorreu nos dias 6 e 7 de Setembro na EB 2/3 de Prado.
Participaram os AO de todo o Agrupamento, que agora estão familiarizados com o PRESSE e serão membros mais informados, atentos e activos, disponíveis para colaborar no desenvolvimento e consolidação deste Projecto em todo o Agrupamento.

Através de várias actividades e dinâmicas de grupo foram abordados temas como o conceito de Sexualidade, a importância da utilização de uma linguagem tecnicamente correcta no dialogo com os jovens, perfil do agente de Educação Sexual, as transformações físicas e biológicas nos jovens em idade escolar, formas de prevenção das IST, Contracepção e Sexualidade no Deficiente.
Face à grande participação e empenho verificada pelos formandos, propiciando vários momentos de partilha de experiências e de esclarecimento de dúvidas e à escassez de tempo disponibilizado, não foi possível cumprir integralmente o planeado, pelo que ficou já combinado desde já um reforço desta formação para as férias de Natal, onde serão abordados nomeadamente a assertividade, a auto-estima e as aproximações abusivas.

A E-PRESSE regista como muito positiva esta formação que foi também muito valorizada pelos formandos, na avaliação que realizaram no final da mesma.

As formadoras
Enfª Lurdes Gonçalves e ProfªIsabel Macedo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género