Avançar para o conteúdo principal

Cantar as Janeiras nos Lares de Prado

No passado dia 18 de Janeiro os alunos do 6ºE deslocaram-se na aula de área Projecto aos Lares de Prado, acompanhados pelas docentes Carla Carvalho, Rita Barbosa e Isabel Macedo, para desejar um Feliz Ano de 2011 a todos os residentes, utentes e profissionais que aí prestam funções.

Foi o culminar de uma actividade interdisciplinar, na qual os alunos elaboraram uns belos marcadores de livros com simpáticas dedicatórias para oferecer aos utentes dos lares nas aulas de Educação Visual e Tecnológica com os professores Madalena Ferreira e Nuno Almeida, aprenderam e treinaram as cantigas apresentadas, originais da docente Carla Carvalho, nas aulas de Educação Musical, pesquisaram, adaptaram e memorizaram cada um a sua quadra alusiva à época, que declamaram, com a Prof. Cristina Martinho nas aulas de Língua Portuguesa e reflectiram sobre a importância, pertinência e os objectivos desta actividade nas aulas de Área Projecto.


Foram momentos de bom convívio intergeracional, no qual transmitimos alegria, jovialidade e boa – disposição e lançamos um desafio… para o próximo ano, também queremos ouvi-los cantar… o repto foi aceite e certamente em 2012 este intercambio será ainda mais valorizado, recorrendo a uma participação mais dinâmica dos Seniores…

Lar do Trabalhador de Prado




RESISENIOR



Na Resisenior os alunos receberam também um “miminho” e no regresso à Escola todos estávamos muito contentes com o resultado obtido, com a partilha realizada e com os bons momentos vividos.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género