Realizou-se no passado dia 14 de Janeiro uma formação destinada a agentes educativos (professores, educadores e monitores), no âmbito do Projecto GIRO, que contou com a participação de 19 formandos.
Os objectivos da acção eram o de capacitar esses agentes educativos para o trabalho pedagógico e para a exploração das histórias infantis numa perspectiva de uma abordagem à aprendizagem Intercultural.
A formadora, Gabriela Silva, colaboradora externa da ACIDI ( (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) depois de fazer uma introdução ao que deve ser a Educação Intercultural e os seus pilares fundamentais (encontro com o Outro-compreensão; Aceitação das Diferenças; resolução de conflitos; partilha, solidariedade e cooperação), nos "demonstrou" também as potencialidades que as histórias possuem enquanto recurso pedagógico.
Debateram-se ainda os desafios que a Educação Intercultural exige à Escola e como pode e deve a Escola promover a Interculturalidade .
Na parte mais prática da actividade procuramos reflectir como poderemos estimular a aprendizagem intercultural através de histórias infantis, desenvolvendo várias dinâmicas à volta da história : "O H perdeu uma perna".
Foi fácil constatar que as Histórias são um óptimo recurso para estimular a consciência crítica, promover a capacidade de nos descentrarmos de nós mesmos, combater estereótipos e preconceitos e fomentar reflexões sobre variadíssimos temas da nossa vida.
Conscientes de que o facto de contar histórias não deve ser só um entretenimento mas ter sempre uma preocupação pedagógica e de que elas são importantes não só para as crianças mas também para os adultos, reflectimos ainda sobre o papel que essas histórias podem ter na partilha de outros Mundos.
Os objectivos da acção eram o de capacitar esses agentes educativos para o trabalho pedagógico e para a exploração das histórias infantis numa perspectiva de uma abordagem à aprendizagem Intercultural.
A formadora, Gabriela Silva, colaboradora externa da ACIDI ( (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) depois de fazer uma introdução ao que deve ser a Educação Intercultural e os seus pilares fundamentais (encontro com o Outro-compreensão; Aceitação das Diferenças; resolução de conflitos; partilha, solidariedade e cooperação), nos "demonstrou" também as potencialidades que as histórias possuem enquanto recurso pedagógico.
Debateram-se ainda os desafios que a Educação Intercultural exige à Escola e como pode e deve a Escola promover a Interculturalidade .
Na parte mais prática da actividade procuramos reflectir como poderemos estimular a aprendizagem intercultural através de histórias infantis, desenvolvendo várias dinâmicas à volta da história : "O H perdeu uma perna".
Foi fácil constatar que as Histórias são um óptimo recurso para estimular a consciência crítica, promover a capacidade de nos descentrarmos de nós mesmos, combater estereótipos e preconceitos e fomentar reflexões sobre variadíssimos temas da nossa vida.
Conscientes de que o facto de contar histórias não deve ser só um entretenimento mas ter sempre uma preocupação pedagógica e de que elas são importantes não só para as crianças mas também para os adultos, reflectimos ainda sobre o papel que essas histórias podem ter na partilha de outros Mundos.
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