Avançar para o conteúdo principal

Aprender com Histórias ...

Aprender com Histórias: Primeiros passos para a Interculturalidade

Realizou-se no passado dia 14 de Janeiro uma formação destinada a agentes educativos (professores, educadores e monitores), no âmbito do Projecto GIRO, que contou com a participação de 19 formandos.



Os objectivos da acção eram o de capacitar esses agentes educativos para o trabalho pedagógico e para a exploração das histórias infantis numa perspectiva de uma abordagem à aprendizagem Intercultural.



A formadora, Gabriela Silva, colaboradora externa da ACIDI ( (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) depois de fazer uma introdução ao que deve ser a Educação Intercultural e os seus pilares fundamentais (encontro com o Outro-compreensão; Aceitação das Diferenças; resolução de conflitos; partilha, solidariedade e cooperação), nos "demonstrou" também as potencialidades que as histórias possuem enquanto recurso pedagógico.



Debateram-se ainda os desafios que a Educação Intercultural exige à Escola e como pode e deve a Escola promover a Interculturalidade .



Na parte mais prática da actividade procuramos reflectir como poderemos estimular a aprendizagem intercultural através de histórias infantis, desenvolvendo várias dinâmicas à volta da história : "O H perdeu uma perna".




Foi fácil constatar que as Histórias são um óptimo recurso para estimular a consciência crítica, promover a capacidade de nos descentrarmos de nós mesmos, combater estereótipos e preconceitos e fomentar reflexões sobre variadíssimos temas da nossa vida.



Conscientes de que o facto de contar histórias não deve ser só um entretenimento mas ter sempre uma preocupação pedagógica e de que elas são importantes não só para as crianças mas também para os adultos, reflectimos ainda sobre o papel que essas histórias podem ter na partilha de outros Mundos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...