Avançar para o conteúdo principal

Visita à Universidade do Minho


O Agrupamento Vertical de Escolas de Prado participou no dia Das Escolas Básicas, Secundárias e Profissionais, integrado na Semana de Engenharia, que decorreu no dia 20 de Outubro de 2009 no Campus de Azurém, em Guimarães.
Esta actividade teve como objectivo principal dar a conhecer aos alunos do 9º ano de escolaridade as Licenciaturas/Mestrados oferecidos pela Universidade do Minho, de modo a contribuir para um melhor conhecimento da formação oferecida por esta Instituição nas áreas das Tecnologias e Engenharia.
Em termos de organização, havia um roteiro específico, abrangendo a maioria dos cursos ministrados nas áreas de Engenharia e Tecnologia, a saber: Engenharia de Informática; Tecnologias e Sistemas de Informação; Engenharia Biológica; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia Comunicações; Engenharia Electrónica Industrial e Computadores; Engenharia de Polímeros; Engenharia de Materiais; Engenharia Mecânica; Engenharia Têxtil e Engenharia e Gestão Industrial.
É de salientar, ainda, a participação do Agrupamento Vertical de Escolas de Prado no concurso entre Escolas “Engenharias e Tecnologias: Quem faz o quê?
No final todos os alunos participaram numa actividade intitulada “Terapia de Riso”

Fátima Rodrigues,
Serviços de Psicologia e Orientação

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género