Avançar para o conteúdo principal

Actividades associadas à Campanha de troca de Lâmpadas



Dia 25 - Sessão com o Eng.º Manuel Dionísio, da EDP Distribuição, que gentilmente veio de Coimbra para nos falar de Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética, Electrotenologias e micro-produção de energias.
Foram muitos os conselhos sobre como utilizar e poupar energia na iluminação das casas, na utilização dos electrodomésticos, no aquecimento e refrigeração e nos pequenos apetrechos tecnológicos que fazem parte do nosso quotidiano (Telemóveis, MP3 ou MP4, Computadores portáteis).
Participaram as turmas do 7ºC e 7ºE, 8ºC e 8ºD e 9º A e 9ºD, num total de 155 alunos divididos por 2 sessões, que atentamente ouviram a explicação sobre o porquê da utilização das CFL (Lâmpadas economizadoras compactas), sobre a necessidade de adequar a potência da iluminação à utilização, a correspondência da potência das lâmpadas incandescentes e das economizadoras, a contestação de alguns “mitos” sobre esse tipo de lâmpadas e finalmente sobre a necessidade absoluta de encaminhar essas lâmpadas no final de vida para pontos específicos de recolha.

O Eng.º Manuel Dionísio falou ainda na micro-produção (DL 363-2007) que permite que todos nós, além de consumidores, possamos ser também produtores de energia e vendê-la à EDP Distribuição.

Para a rede de distribuição pode ser produzida energia solar, eólica, biomassa e bio-gás (em fase de regulamentação).

Como síntese de todos os assuntos tratados, foi projectado um pequeno filme em que o actor Diogo Infante nos explicou, passo por passo, como é uma casa verdadeiramente eficiente em termos energéticos.

Para mais informações foi sugerido aos alunos a consulta dos seguintes sites: www.eco.edp.pt e www.oambienteedetodos.pt



Dia 25 – Sessão integrada na 1ª Semana de Prevenção de Resíduos, com a Dr.ª Patrícia Batista (Eng.ª do Ambiente) e a Dr. Liliana Vale, da DECO (Viana do Castelo) que, nas sessões realizadas com as turmas do 5ºE, 5ºF, 6ºE e PIEF, num total de 90 alunos, nos esclareceram qual a produção diária de resíduos de cada português (aproximadamente 1,3 Kg,) dos quais cerca de 25% são embalagens e dos valores globais que o País produz ao longo de um ano, tornando-se um problema para o Ambiente.

Foram abordadas as leis para diminuir o impacte ambiental das embalagens e dos seus resíduos

(prevenção, adaptação à reutilização, reciclagem e outras formas de valorização), os princípios do ECODESIGN, que é o fabrico de embalagens amigas do ambiente e as metas de reciclagem que Portugal deve cumprir até 2011.

Tentando dar uma componente mais prática a esta sessão, os alunos foram colocados perante diferentes tipos de embalagens do mesmo produto (lâmpadas, detergente de máquina de louça, pilhas, maionese, etc) , tentando analisar qual a melhor opção na hora de comprar…

Sabemos que, no imediato, as preferências na hora da compra são dos pais, mas contamos com os nossos alunos para os ajudarem a analisar as diferentes opções e a decidir pelas embalagens causadoras de menos impacte ambiental.

Aqui ficam algumas rotinas muito fáceis de adoptar no nosso dia-a-dia e que podem ajudar a preservar o nosso Planeta:

Consumir com moderação (elaborar lista de compras), preferir lojas próximas, estudar bem a quantidade que necessitamos, optar por produtos não embalados previamente (Fruta e legumes), preferir produtos frescos aos congelados, utilizar pilhas recarregáveis, preferir produtos concentrados ou recargas e MUITO IMPORTANTE: Usar sacos de compras reutilizáveis.

Para as famílias mais interessadas em saber melhor como melhorar o seu desempenho ambiental, poderão responder a um questionário disponível em www.proteste.pt/Ambiente




Dia 26 – Com os objectivos de promover a utilização racional de energia através do aproveitamento de fontes de energias e da adopção de comportamentos minimizadores de consumos de energia, a Dr.ª Salomé Gonçalves, Técnica de Saúde Ambiental do ACES Cávado II (Gerês/Cabreira), gentilmente acedeu ao nosso desafio e expôs aos nossos alunos do 2ºCiclo (5ºA, 5ºB, 5ºE,6ºB,6ºD e PIEF) as razões pelas quais é tão importante utilizar as lâmpadas economizadoras.

Foi um espaço de aprendizagem muito valioso e que proporcionou aos alunos participantes o enquadramento teórico básico para perceberem a importância da Campanha de Troca de lâmpadas incandescentes por economizadoras que estava a decorrer nesta Escola.





Os alunos do CEF 2 de Instalações Eléctricas colaboraram, sob a supervisão e orientação da docente Aurora Matos, na troca efectiva das lâmpadas que decorreu nos dias 25 e 26 de Novembro, abrangendo todos os alunos desta Escola e todos os funcionários e docentes do Agrupamento.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género