Avançar para o conteúdo principal

Actividades associadas à Campanha de troca de Lâmpadas



Dia 25 - Sessão com o Eng.º Manuel Dionísio, da EDP Distribuição, que gentilmente veio de Coimbra para nos falar de Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética, Electrotenologias e micro-produção de energias.
Foram muitos os conselhos sobre como utilizar e poupar energia na iluminação das casas, na utilização dos electrodomésticos, no aquecimento e refrigeração e nos pequenos apetrechos tecnológicos que fazem parte do nosso quotidiano (Telemóveis, MP3 ou MP4, Computadores portáteis).
Participaram as turmas do 7ºC e 7ºE, 8ºC e 8ºD e 9º A e 9ºD, num total de 155 alunos divididos por 2 sessões, que atentamente ouviram a explicação sobre o porquê da utilização das CFL (Lâmpadas economizadoras compactas), sobre a necessidade de adequar a potência da iluminação à utilização, a correspondência da potência das lâmpadas incandescentes e das economizadoras, a contestação de alguns “mitos” sobre esse tipo de lâmpadas e finalmente sobre a necessidade absoluta de encaminhar essas lâmpadas no final de vida para pontos específicos de recolha.

O Eng.º Manuel Dionísio falou ainda na micro-produção (DL 363-2007) que permite que todos nós, além de consumidores, possamos ser também produtores de energia e vendê-la à EDP Distribuição.

Para a rede de distribuição pode ser produzida energia solar, eólica, biomassa e bio-gás (em fase de regulamentação).

Como síntese de todos os assuntos tratados, foi projectado um pequeno filme em que o actor Diogo Infante nos explicou, passo por passo, como é uma casa verdadeiramente eficiente em termos energéticos.

Para mais informações foi sugerido aos alunos a consulta dos seguintes sites: www.eco.edp.pt e www.oambienteedetodos.pt



Dia 25 – Sessão integrada na 1ª Semana de Prevenção de Resíduos, com a Dr.ª Patrícia Batista (Eng.ª do Ambiente) e a Dr. Liliana Vale, da DECO (Viana do Castelo) que, nas sessões realizadas com as turmas do 5ºE, 5ºF, 6ºE e PIEF, num total de 90 alunos, nos esclareceram qual a produção diária de resíduos de cada português (aproximadamente 1,3 Kg,) dos quais cerca de 25% são embalagens e dos valores globais que o País produz ao longo de um ano, tornando-se um problema para o Ambiente.

Foram abordadas as leis para diminuir o impacte ambiental das embalagens e dos seus resíduos

(prevenção, adaptação à reutilização, reciclagem e outras formas de valorização), os princípios do ECODESIGN, que é o fabrico de embalagens amigas do ambiente e as metas de reciclagem que Portugal deve cumprir até 2011.

Tentando dar uma componente mais prática a esta sessão, os alunos foram colocados perante diferentes tipos de embalagens do mesmo produto (lâmpadas, detergente de máquina de louça, pilhas, maionese, etc) , tentando analisar qual a melhor opção na hora de comprar…

Sabemos que, no imediato, as preferências na hora da compra são dos pais, mas contamos com os nossos alunos para os ajudarem a analisar as diferentes opções e a decidir pelas embalagens causadoras de menos impacte ambiental.

Aqui ficam algumas rotinas muito fáceis de adoptar no nosso dia-a-dia e que podem ajudar a preservar o nosso Planeta:

Consumir com moderação (elaborar lista de compras), preferir lojas próximas, estudar bem a quantidade que necessitamos, optar por produtos não embalados previamente (Fruta e legumes), preferir produtos frescos aos congelados, utilizar pilhas recarregáveis, preferir produtos concentrados ou recargas e MUITO IMPORTANTE: Usar sacos de compras reutilizáveis.

Para as famílias mais interessadas em saber melhor como melhorar o seu desempenho ambiental, poderão responder a um questionário disponível em www.proteste.pt/Ambiente




Dia 26 – Com os objectivos de promover a utilização racional de energia através do aproveitamento de fontes de energias e da adopção de comportamentos minimizadores de consumos de energia, a Dr.ª Salomé Gonçalves, Técnica de Saúde Ambiental do ACES Cávado II (Gerês/Cabreira), gentilmente acedeu ao nosso desafio e expôs aos nossos alunos do 2ºCiclo (5ºA, 5ºB, 5ºE,6ºB,6ºD e PIEF) as razões pelas quais é tão importante utilizar as lâmpadas economizadoras.

Foi um espaço de aprendizagem muito valioso e que proporcionou aos alunos participantes o enquadramento teórico básico para perceberem a importância da Campanha de Troca de lâmpadas incandescentes por economizadoras que estava a decorrer nesta Escola.





Os alunos do CEF 2 de Instalações Eléctricas colaboraram, sob a supervisão e orientação da docente Aurora Matos, na troca efectiva das lâmpadas que decorreu nos dias 25 e 26 de Novembro, abrangendo todos os alunos desta Escola e todos os funcionários e docentes do Agrupamento.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...