Avançar para o conteúdo principal

I Fórum de Estudantes sobre Saúde Escolar de Vila Verde

Saúde e Ambiente na Escola: Desafios para o Futuro!


No dia 24 de Novembro de 2008, realizou-se, no Auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde de Vila Verde, o I Fórum de Estudantes sobre Saúde Escolar de Vila Verde, cujo título era "Saúde e Ambiente na Escola: Desafios para o Futuro!"


O Fórum foi dirigido a toda a comunidade escolar do Concelho de Vila Verde e foi o culminar do projecto de comemoração, elaborado pela Unidade de Saúde Pública de Vila Verde, do Dia Mundial da Saúde de 2008, subordinado ao tema "A Protecção da Saúde dos Efeitos das Alterações Climáticas".

Os alunos e os professores que se responsabilizaram pelo Projecto representaram muitíssimo bem a nossa Escola e só lhes podemos apresentar os nossos sinceros parabéns.

Foi um eficaz trabalho de cooperação entre a Equipa da Educação para a Saúde, as Directoras de Turma, Fernanda Machado e Rosa Mota e as professoras que lideraram a acção.

A uma apresentação projectada sobre o “ontem “ e o “hoje” do Rio Cavado elaborada pelos alunos do 8ºA, com a colaboração das professoras Lúcia Pinheiro e Isabel Neves, de TIC (disponível no Blog que criaram sobre o tema) juntou-se uma admirável dramatização protagonizada pelos alunos do 8ºD que, sob a batuta da professora Paula Carvalhal, demonstraram óptimos dotes artísticos e “fizeram arrepiar” quem os viu interpretar o passado, presente e o futuro que desejamos para este lindo rio Cavado, que tanto embeleza a Vila de Prado.


De referir que foram também expostos no evento alguns trabalhos de expressão plástica sobre este tema desenvolvidos por alunos do Jardim de Infância e da EB1 da Vila conseguindo dessa forma enriquecer o projecto inicial e tornando uma realidade a articulação vertical, que se pretende com a lógica organizativa de Agrupamento de Escolas.

Posso assegurar-vos que esses trabalhos estavam lindíssimos, fizeram "furor" durante o Fórum e tentaremos divulgá-los o melhor possível.


Uma boa noticia para a Comunidade Escolar é que poderão assistir ao reeditar desta actividade no dia 25 de Março, durante as comemorações do Dia da Matemática e das Ciências, na Escola EB 2;3.

Comentários

Palmira Graça disse…
Cada vez mais nas escolas surge a criação de blogs que permitem uma aproximação maior aos alunos...
É mais uma ferramenta do processo de ensino/aprendizagem!
E envolvendo os jovens nos diversos assuntos da Saúde.
Continuem...

http://crescercomsaude.wordpress.com/

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género