Avançar para o conteúdo principal

Dia da Actividade Física



O Departamento de Educação Física da EB2;3 de Prado vai desenvolver ao longo do dia 31 de Maio, um grupo de iniciativas destinadas a toda a comunidade escolar, com o objectivo de promover a Actividade Física e a adopção de estilos de vida saudáveis.


A actividade física faz parte integrante de um estilo de vida saudável e é, pois, fundamental que as crianças e os adolescentes aprendam a apreciar a prática de desporto e a actividade física na escola e durante os tempos de lazer.


A promoção de regimes alimentares saudáveis e da actividade física contribui para diminuir a obesidade, mas também os riscos ligados a outras doenças como a hipertensão, as doenças cardíacas e a diabetes. De um modo mais geral, uma alimentação saudável e a prática de exercício físico permitem melhorar consideravelmente a qualidade de vida.



Alguns dos objectivos desta acção são:


· Através da oferta de variadas opções de Actividade Física propostas a alunos, pais, professores e demais funcionários da Escola, promover uma jornada desportiva de convívio, tentando motivar os participantes para experimentarem várias formas de exercício e para manterem um estilo de vida activo e saudável.


· Divulgar as actividades Desportivas realizadas ao longo do ano na disciplina de Educação Física e nas actividades do Desporto Escolar pelos alunos de todo o Agrupamento.

· Desenvolver actividades educativas no domínio da nutrição e da actividade física, como parte integrante da educação para a saúde em geral e fomentar a educação em matéria de escolhas alimentares saudáveis e a oferta nas escolas de uma alimentação saudável e incentivar as crianças e adolescentes a praticar diariamente exercício físico.

· Através do contacto com atletas de alta – competição verificar os benefícios da prática desportiva como indutor de estilos de vida saudáveis e a importância que os valores como desportivismo, fair-play, empenho e esforço pessoal inerentes á pratica desportiva, são também muito importantes noutros sectores da vida pessoal dos atletas.

Assim ofereceremos a todos a possibilidade de participarem em mega classes de Body-Combat, Hidroginástia, Capoeira, Hip.Hop, Escalada, sessões de Meditação Activa e ainda em jogos de futsal entre professores e alunos.


Será também realizado um Colóquio sobre as vantagens da Actividade Física e a adopção de estilos de vida saudáveis .

Como parceiros nesta iniciativa contámos já com a colaboração da Associação de Pais da Escola, atletas e responsáveis técnicos do Académico Basquet Clube (Andebol), a Delegada do IDP (Instituto do Desporto de Portugal -delegação de Braga), do Ginásio GymnoPrado, da professora de Hidroginástica, Mº Manuela Neves e de Paul Milhazes, professor de Bakti-Yoga e Meditação.

Á Comunidade Escolar solicitamos que participem massivamente nas actividades pois elas foram idealizadas e organizadas pressupondo essa participação…e só assim terão razão de ser…


Senhores Professores, AAE, Serviços Administrativos e Encarregados de Educação, vistam o fato de treino e venham associar-se a esta iniciativa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género