Avançar para o conteúdo principal

ONDA ROSA no AE de Prado

O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre essas datas que o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte desenvolve a campanha "Onda Rosa" procurando incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da mama.

 

O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área. Desde 2016 que o Núcleo Regional do Norte da LPCC promove, neste âmbito, a iniciativa “Onda Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

O desafio do Projeto Liga-te da LPCC que apresentamos às nossas turmas e respetivos docentes foi o das DANÇAS CIRCULARES.

O círculo, símbolo do outubro rosa, carrega como maior significado a noção de totalidade, inclusive entre o ser humano e a natureza. Propomos que, dançando em círculo, todos se sintam interligados pelas mãos e conectados pela harmonização com a música.

Danças circulares são danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertença. Foi na década de 70 que Bernhard Wosien, um artista do corpo, bailarino, pedagogo e desenhista, que se dedicou ao longo de sua vida a conhecer e coletar danças populares de diversos povos, sistematizou e criou o que mais tarde foi chamado de "Danças circulares sagradas".
O círculo carrega como maior significado a noção de totalidade, inclusive entre o ser humano e a natureza, traduzindo assim na perfeição o objetivo para o Plano de Atividades deste ano que pretende explorar o conceito de expossoma.

Para além disso, as danças circulares promovem inúmeros benefícios para os participantes, valorizando a saúde integral e levando em consideração o lado físico, psicológico e social. Alguns deles são o desenvolvimento da consciência corporal, fortalecimento da coordenação motora, valorização de atitudes cooperativas, valorização da empatia, ampliação de sentimento de pertença, sensibilização e sentido de organização coletiva bem como o desenvolvimento de noção de ritmo através da música.

 

Desejamos que no próximo dia 30 os alunos possam apresentar as suas danças e integrar nas mesmas os restantes elementos da comunidade educativa.

















Equipa PES
 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...