Avançar para o conteúdo principal

Capacitar para a emergência, no AE de Prado

Os Primeiros Socorros  são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima de qualquer idade, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada ou leiga, para garantir a vida, proporcionar bem estar e evitar agravamento das lesões existentes.

A todo o momento, as pessoas estão sujeitas a riscos de morte, e algumas dessas situações requerem cuidados importantes, baseados nas técnicas de primeiros socorros. Na maioria das vezes, quando um acidente acontece num lugar público ou alguma pessoa passa mal, não existe um médico ou socorrista capacitado no local para prestar esse atendimento inicial tão importante.

E em muitas situações, essa falta de conhecimento da população gera inúmeros problemas, como o estado de pânico ao ver o acidentado, a manipulação incorreta da vítima e ainda, a solicitação excessiva e às vezes desnecessária do socorro especializado em emergência.

Quando lidamos com alunos, corremos muitos riscos, pois eles estão expostos a todo tipo de imprevisto, adoecem e sofrem acidentes frequentemente. Sendo assim, fica nítido que há uma necessidade de capacitação dos docentes e não docentes, já que no ambiente de trabalho são apresentadas diversas ocasiões que os pressionam para ter conhecimento para prestarem os primeiros socorros.

A abordagem de primeiros socorros nas escolas é importante, pois, o primeiro atendimento aos pequenos acidentes que acontecem durante o período que a criança está na escola é fundamental para socorrer e evitar danos piores para a vítima.

Na tentativa de contribuir para esse desiderato, neste inicio do novo ano letivo , no dia 5 de Setembro,  o Agrupamento de Escolas de Prado, numa iniciativa  da equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde) promoveu duas ações de capacitação para agentes educativos, dinamizadas pela equipa de Saúde Escolar da UCC  de Vila Verde.

A Enfermeira Ana Catarina Carvalho e a enfermeira Daniela Silva, durante a manhã concluíram uma ação já iniciada no Carnaval, destinada a educadores não docentes, com os objetivos de  conseguir assegurar uma atuação rápida e uma eficaz avaliação das situações de emergência, executar corretamente as técnicas e procedimentos de emergência simples abordados,  permitindo socorrer adequadamente uma vítima .

Os objetivos mais específicos desta sessão foram reconhecer as qualidades e os princípios do socorrista; dotar os presentes de conhecimentos/ competências em primeiros socorros; distinguir situações de risco eminente de vida de situações de doença súbita; execução do algoritmo de SBV Pediátrico, atuação a adotar  na prevenção de acidentes e 1os Socorros e melhores formas de  como atuar no caso de  lesões músculo-esqueléticas e no  tratamento de feridas simples

Estiveram presentes nesta sessão 22 Assistentes Operacionais das várias escolas do Agrupamento de Prado.

                

Da parte da tarde, o grupo de intervenção foi constituído por 44 docentes, dos vários graus de escolaridade e que pretendiam, com a preciosa colaboração da Enfermeira Catarina, aperfeiçoar e atualizar os seus conhecimentos sobre a melhor forma de atuar em situações de emergência, permitindo socorrer adequadamente  possíveis vítimas .

Foi realizada uma apresentação teórica de como proceder numa situação de emergência como Paragem Cardiorrespiratória – (Suporte Básico de Vida (SBV) adulto e Pediátrico) e obstrução da via aérea, consolidada depois com a componente mais prática de treino do algoritmo de SBV e Posição Lateral de segurança.

 

Esta formação foi sem dúvida  uma mais valia para todos os participantes, não só para melhorar o seu desempenho profissional, mas também para melhorar a sua confiança na prestação de primeiro socorros promovendo a sua capacitação  e atitudes mais positivas relativamente a este tipo de prestação de cuidados.

                                          


Equipa PES 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género