Os Primeiros Socorros são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima de qualquer idade, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada ou leiga, para garantir a vida, proporcionar bem estar e evitar agravamento das lesões existentes.
A todo o momento,
as pessoas estão sujeitas a riscos de morte, e algumas dessas situações
requerem cuidados importantes, baseados nas técnicas de primeiros socorros. Na
maioria das vezes, quando um acidente acontece num lugar público ou alguma
pessoa passa mal, não existe um médico ou socorrista capacitado no local para
prestar esse atendimento inicial tão importante.
E em muitas
situações, essa falta de conhecimento da população gera inúmeros problemas,
como o estado de pânico ao ver o acidentado, a manipulação incorreta da vítima
e ainda, a solicitação excessiva e às vezes desnecessária do socorro
especializado em emergência.
Quando lidamos
com alunos, corremos muitos riscos, pois eles estão expostos a todo tipo de
imprevisto, adoecem e sofrem acidentes frequentemente. Sendo assim, fica nítido
que há uma necessidade de capacitação dos docentes e não docentes, já que no
ambiente de trabalho são apresentadas diversas ocasiões que os pressionam para
ter conhecimento para prestarem os primeiros socorros.
A abordagem de
primeiros socorros nas escolas é importante, pois, o primeiro atendimento aos
pequenos acidentes que acontecem durante o período que a criança está na escola
é fundamental para socorrer e evitar danos piores para a vítima.
Na
tentativa de contribuir para esse desiderato, neste inicio do novo ano letivo ,
no dia 5 de Setembro, o Agrupamento de
Escolas de Prado, numa iniciativa da equipa PES (Promoção e Educação para a
Saúde) promoveu duas ações de capacitação para agentes educativos, dinamizadas
pela equipa de Saúde Escolar da UCC de
Vila Verde.
A
Enfermeira Ana Catarina Carvalho e a enfermeira Daniela Silva, durante a manhã
concluíram uma ação já iniciada no Carnaval, destinada a educadores não
docentes, com os objetivos de conseguir
assegurar uma atuação rápida e uma eficaz avaliação das situações de
emergência, executar corretamente as técnicas e procedimentos de emergência simples
abordados, permitindo socorrer
adequadamente uma vítima .
Os objetivos mais específicos desta sessão foram
reconhecer as qualidades e os princípios do socorrista; dotar os presentes de
conhecimentos/ competências em primeiros socorros; distinguir situações de
risco eminente de vida de situações de doença súbita; execução do algoritmo de
SBV Pediátrico, atuação a adotar na
prevenção de acidentes e 1os Socorros e melhores formas de como atuar no caso de lesões músculo-esqueléticas e no tratamento de feridas simples
Estiveram
presentes nesta sessão 22 Assistentes Operacionais das várias escolas do
Agrupamento de Prado.
Da parte da
tarde, o grupo de intervenção foi constituído por 44 docentes, dos vários graus
de escolaridade e que pretendiam, com a preciosa colaboração da Enfermeira
Catarina, aperfeiçoar e atualizar os seus conhecimentos sobre a melhor forma de
atuar em situações de emergência, permitindo socorrer adequadamente possíveis vítimas .
Foi realizada uma apresentação teórica de como proceder
numa situação de emergência como Paragem Cardiorrespiratória – (Suporte Básico
de Vida (SBV) adulto e Pediátrico) e obstrução da via aérea, consolidada depois
com a componente mais prática de treino do algoritmo de SBV e Posição Lateral
de segurança.
Esta formação foi sem dúvida uma mais valia para todos os participantes, não só para melhorar o seu desempenho profissional, mas também para melhorar a sua confiança na prestação de primeiro socorros promovendo a sua capacitação e atitudes mais positivas relativamente a este tipo de prestação de cuidados.
Equipa PES
Comentários