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Capacitar para a emergência, no AE de Prado

Os Primeiros Socorros  são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima de qualquer idade, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada ou leiga, para garantir a vida, proporcionar bem estar e evitar agravamento das lesões existentes.

A todo o momento, as pessoas estão sujeitas a riscos de morte, e algumas dessas situações requerem cuidados importantes, baseados nas técnicas de primeiros socorros. Na maioria das vezes, quando um acidente acontece num lugar público ou alguma pessoa passa mal, não existe um médico ou socorrista capacitado no local para prestar esse atendimento inicial tão importante.

E em muitas situações, essa falta de conhecimento da população gera inúmeros problemas, como o estado de pânico ao ver o acidentado, a manipulação incorreta da vítima e ainda, a solicitação excessiva e às vezes desnecessária do socorro especializado em emergência.

Quando lidamos com alunos, corremos muitos riscos, pois eles estão expostos a todo tipo de imprevisto, adoecem e sofrem acidentes frequentemente. Sendo assim, fica nítido que há uma necessidade de capacitação dos docentes e não docentes, já que no ambiente de trabalho são apresentadas diversas ocasiões que os pressionam para ter conhecimento para prestarem os primeiros socorros.

A abordagem de primeiros socorros nas escolas é importante, pois, o primeiro atendimento aos pequenos acidentes que acontecem durante o período que a criança está na escola é fundamental para socorrer e evitar danos piores para a vítima.

Na tentativa de contribuir para esse desiderato, neste inicio do novo ano letivo , no dia 5 de Setembro,  o Agrupamento de Escolas de Prado, numa iniciativa  da equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde) promoveu duas ações de capacitação para agentes educativos, dinamizadas pela equipa de Saúde Escolar da UCC  de Vila Verde.

A Enfermeira Ana Catarina Carvalho e a enfermeira Daniela Silva, durante a manhã concluíram uma ação já iniciada no Carnaval, destinada a educadores não docentes, com os objetivos de  conseguir assegurar uma atuação rápida e uma eficaz avaliação das situações de emergência, executar corretamente as técnicas e procedimentos de emergência simples abordados,  permitindo socorrer adequadamente uma vítima .

Os objetivos mais específicos desta sessão foram reconhecer as qualidades e os princípios do socorrista; dotar os presentes de conhecimentos/ competências em primeiros socorros; distinguir situações de risco eminente de vida de situações de doença súbita; execução do algoritmo de SBV Pediátrico, atuação a adotar  na prevenção de acidentes e 1os Socorros e melhores formas de  como atuar no caso de  lesões músculo-esqueléticas e no  tratamento de feridas simples

Estiveram presentes nesta sessão 22 Assistentes Operacionais das várias escolas do Agrupamento de Prado.

                

Da parte da tarde, o grupo de intervenção foi constituído por 44 docentes, dos vários graus de escolaridade e que pretendiam, com a preciosa colaboração da Enfermeira Catarina, aperfeiçoar e atualizar os seus conhecimentos sobre a melhor forma de atuar em situações de emergência, permitindo socorrer adequadamente  possíveis vítimas .

Foi realizada uma apresentação teórica de como proceder numa situação de emergência como Paragem Cardiorrespiratória – (Suporte Básico de Vida (SBV) adulto e Pediátrico) e obstrução da via aérea, consolidada depois com a componente mais prática de treino do algoritmo de SBV e Posição Lateral de segurança.

 

Esta formação foi sem dúvida  uma mais valia para todos os participantes, não só para melhorar o seu desempenho profissional, mas também para melhorar a sua confiança na prestação de primeiro socorros promovendo a sua capacitação  e atitudes mais positivas relativamente a este tipo de prestação de cuidados.

                                          


Equipa PES 

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