Avançar para o conteúdo principal

PRESSE PAPER na EB de Prado


No passado dia 31 de Maio, realizou-se na EB de Prado um PRESSE PAPER integrado na Oferta Complementar do Programa PRESSE (Educação Sexual), dirigido a todos os alunos do 7ºano e dinamizado pela equipa de Saúde Escolar da UCC de Vila Verde e pelo GAAF ( Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) do AE de Prado.

 

Os objectivos  desta atividade foram apresentar  o Programa PRESSE e as personagens Estela e Sérgio de uma forma dinâmica e interativa, executar o percurso “peddy papper” completando os desafios relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade e estimular a interação entre pares de forma colaborativa, promovendo o diálogo sobre a sexualidade

A atividade teve como base uma exposição com posters de temas diversos ( O que é a sexualidade; Puber…Quê?; Relações Afetivas ;EU, TU, NÓS; O AMOR! ;Expressões da Sexualidade; NOVAS DESCOBERTAS…; Protege o teu corpo de aproximações abusivas) em que cada tema apresentava aos alunos um desafio para ser cumprido em grupo.


 



 


Para terminar era apresentado aos grupos a letra de um RAP “SOMOS TODOS DIFERENTES!” que os alunos tinham como “missão final”  cantar e coreografar  para se terminar num  momento de convívio e descontracção.



Para além da Enfermeira Catarina Carvalho (equipa de Saúde Escolar) e da Psicóloga Fátima Gonçalves (GAAF) que dinamizaram a atividade, participaram também os docentes Madalena Pereira, Rogério Gonçalves e Deolinda Oliveira, que acompanharam e enquadraram as turmas e que, nalguns casos, manifestaram vontade de aprofundar os temas abordados nas próximas aulas.



Como resultados positivos mais evidentes deste PRESSE PAPER temos a salientar o carácter extremamente dinâmico, lúdico e informal desta atividade, as oportunidades de partilha e discussão que foi gerando ao longo do percurso, os contributos dos diferentes grupos que ficaram registados junto dos posters, permitindo uma interacção posterior com os outros alunos da escola que visitem a exposição e o incentivo à participação de TODOS os alunos envolvidos.

Esta será, sem dúvida, uma atividade a repetir nos próximos anos.

 

Como reflexão final foi avaliada a ação pelos participantes que a consideraram muito positiva e esclarecido aos alunos a quem poderiam recorrer na Escola, em caso de dúvidas ou necessidade de apoio, no que diz respeito à sexualidade

 

E porque é que é importante trabalhar esta temática na Escola?

“A Organização Mundial de Saúde define a sexualidade como “uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.

A sexualidade é vivida pelas crianças e jovens de formas diversas, de acordo com a vivência familiar, escolar e enquadramento socioeconómico. A educação para a sexualidade para ter os resultados desejáveis terá de dirigir-se à escola como um todo, penetrar em todos os seus ambientes, envolver todos os seus membros, aproveitar todos os momentos para, através de acontecimentos emocionais estruturados, construir modelos que promovam os valores e os direitos sexuais, sobre os quais os jovens possam desenvolver a sua própria identidade e o respeito para com os outros.

A sexualidade suporta afetos e cuidar dos afetos na escola assume uma importância significativa pois, depende das ligações afetivas, positivas ou negativas, uma melhor ou pior aprendizagem, relações interpessoais mais ou menos satisfatórias e em consequência atitudes e comportamentos mais ou menos positivos. Desenvolver os afetos na escola é uma alavanca importante para o sucesso escolar dos alunos.”

In Referencial da educação para a Saúde / Ministério da Educação e Direção Geral da Saúde


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género