Avançar para o conteúdo principal

Desporto Escolar / Grupo DE Adaptado - O balanço do ano letivo

Os trabalhos do grupo-equipa de Desporto Adaptado decorreram dentro da normalidade ao longo de todo o ano letivo, sendo visível o empenho, a motivação e a alegria de todos os alunos nos diversos períodos letivos. De tal forma, que não raras vezes, vários elementos compareciam no pavilhão em momentos diferentes dos seus treinos, porque queriam ter mais horas de Desporto Adaptado.

As maiores dificuldades evidenciadas, prendiam-se com a grande hererogeneidade entre os diferentes elementos, o que por vezes perturbava a fluidez dos exercícios previstos, o que poderá ser revisto e reajustado em momentos futuros.
Os alunos estiveram envolvidos vários encontros/concentrações, onde puderam aplicar alguns dos seus conhecimentos, mas sobretudo aproveitarem esses eventos para conviverem e adquirirem novas vivências. Tiveram encontros multiatividades, um deles organizado por nós, na E.B.Prado, que envolveu Goalball, Boccia, introdução ao Atletismo, Badminton, Kin-Ball e o Jogo dos Alvos, sendo o feedback sido muito positivo. Participaram também em eventos diferentes, envolvendo atividades como a Canoagem e a Natação. 
Tendo em conta a evolução dos alunos, composta por uma população especial, a alegria por eles apresentada, a diversidade de conteúdos e a ausência de grandes anomalias ou problemas, o balanço é francamente positivo.


Prof. Diogo Fonseca

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género