Avançar para o conteúdo principal

No Dia Mundial do Sorriso, conheça a origem do Smile.


Os benefícios do treino da mente que podem mudar a sua vida 
Anualmente celebra-se o dia mundial do sorriso, com o lema "tenha um ato de bondade e faça alguém sorrir". Perceba a origem deste símbolo e deste dia.
Harvey Ball


Se quisesse representar graficamente um sorriso, muito provavelmente desenharia um círculo e, dentro desse círculo, dois pontinhos que retratassem os olhos e um risco curvo em forma de boca. Se for adepto das conversas por mensagem e das redes sociais, é capaz de usar esta representação inúmeras vezes ao dia.

Harvey Ball foi contratado como artista freelancer pela State Mutual Life Assurance Company, localizada em Worcester, estado de Massachusetts, uma companhia de seguros que tinha adquirido uma outra empresa. A fusão das empresas deixou a moral dos seus trabalhadores em baixo.

A função de Harvey era criar uma imagem que pudesse aumentar essa moral e deixar os funcionários mais felizes. O que é que ele criou? Precisamente um círculo amarelo, com dois pontinhos e um risco curvado para cima – o smile. Precisou apenas de 10 minutos para o desenhar. A imagem foi estampada em crachás que os trabalhadores passaram a usar na roupa.

Por toda a campanha, pagaram-lhe cerca de 240 dólares. Estavam longe de saber o sucesso que esta imagem viria a ter. O smile ganhou vida própria, muito além dos objetivos para os quais foi criado.

O medo de que o significado original do smile fosse perdido através da comercialização do smile foi uma preocupação constante para Harvey Ball. E foi por causa disso que o artista pensou na celebração do dia mundial do sorriso, um dia que incentivasse as pessoas a dedicarem-se às boas ações e aos sorrisos. Ele acreditava que, com um simples gesto, cada pessoa podia ter um impacto positivo no mundo. Desde 1999, o sorriso celebra-se na primeira sexta-feira de outubro.

Em 2001, ano da morte de Harvey, foi criado, em honra do nome e da memória do artista, a Harvey Ball World Smile Foundation, que pretende “melhorar o mundo, um sorriso de cada vez”. Muitos nomes se têm juntado à causa, enquanto embaixadores honorários do sorriso. Entre eles, o ator Jackie Chan, o cantor Phil Collins e Yoko Ono, viúva de John Lennon.

O artista não registou o smiley como uma marca sua. Talvez por isso, haja outra versão da história. Franklin Loufrani foi o primeiro a registar a marca e, por isso, detém os direitos de autor. Em 1971, era jornalista do jornal France Soir e foi desafiado a criar uma campanha que trouxesse alegria ao jornal, num tempo em que as “más notícias” eram constantes. Em 1996, a marca foi transformada numa empresa multinacional chamada The Smiley Company.

Da próxima vez que utilizar este emoji, pense no seu significado original enquanto símbolo de boa vontade. 

E não se esqueça: faça alguém sorrir!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...