Avançar para o conteúdo principal

No Dia Mundial do Sorriso, conheça a origem do Smile.


Os benefícios do treino da mente que podem mudar a sua vida 
Anualmente celebra-se o dia mundial do sorriso, com o lema "tenha um ato de bondade e faça alguém sorrir". Perceba a origem deste símbolo e deste dia.
Harvey Ball


Se quisesse representar graficamente um sorriso, muito provavelmente desenharia um círculo e, dentro desse círculo, dois pontinhos que retratassem os olhos e um risco curvo em forma de boca. Se for adepto das conversas por mensagem e das redes sociais, é capaz de usar esta representação inúmeras vezes ao dia.

Harvey Ball foi contratado como artista freelancer pela State Mutual Life Assurance Company, localizada em Worcester, estado de Massachusetts, uma companhia de seguros que tinha adquirido uma outra empresa. A fusão das empresas deixou a moral dos seus trabalhadores em baixo.

A função de Harvey era criar uma imagem que pudesse aumentar essa moral e deixar os funcionários mais felizes. O que é que ele criou? Precisamente um círculo amarelo, com dois pontinhos e um risco curvado para cima – o smile. Precisou apenas de 10 minutos para o desenhar. A imagem foi estampada em crachás que os trabalhadores passaram a usar na roupa.

Por toda a campanha, pagaram-lhe cerca de 240 dólares. Estavam longe de saber o sucesso que esta imagem viria a ter. O smile ganhou vida própria, muito além dos objetivos para os quais foi criado.

O medo de que o significado original do smile fosse perdido através da comercialização do smile foi uma preocupação constante para Harvey Ball. E foi por causa disso que o artista pensou na celebração do dia mundial do sorriso, um dia que incentivasse as pessoas a dedicarem-se às boas ações e aos sorrisos. Ele acreditava que, com um simples gesto, cada pessoa podia ter um impacto positivo no mundo. Desde 1999, o sorriso celebra-se na primeira sexta-feira de outubro.

Em 2001, ano da morte de Harvey, foi criado, em honra do nome e da memória do artista, a Harvey Ball World Smile Foundation, que pretende “melhorar o mundo, um sorriso de cada vez”. Muitos nomes se têm juntado à causa, enquanto embaixadores honorários do sorriso. Entre eles, o ator Jackie Chan, o cantor Phil Collins e Yoko Ono, viúva de John Lennon.

O artista não registou o smiley como uma marca sua. Talvez por isso, haja outra versão da história. Franklin Loufrani foi o primeiro a registar a marca e, por isso, detém os direitos de autor. Em 1971, era jornalista do jornal France Soir e foi desafiado a criar uma campanha que trouxesse alegria ao jornal, num tempo em que as “más notícias” eram constantes. Em 1996, a marca foi transformada numa empresa multinacional chamada The Smiley Company.

Da próxima vez que utilizar este emoji, pense no seu significado original enquanto símbolo de boa vontade. 

E não se esqueça: faça alguém sorrir!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género