Para desenvolver a solidariedade é preciso ter um comportamento social solidário, que não seja baseado na competição, mas sim pela colaboração e um pensamento pautado na coletividade. Um comportamento social solidário ocorre quando um trabalho é executado com a participação de todos, direta ou indiretamente, sendo o diálogo fundamental para que ele ocorra.
Uma citação de Paulo Freire sobre a importância do diálogo para a solidariedade reforça a ideia de que é preciso considerar os outros como a si mesmo para um comportamento solidário:
“A autossuficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncias do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber ser tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais” .
Assim, de modo geral, a solidariedade envolve empatia, colaboração, coletividade, união, igualdade, trabalho em equipe, humildade, respeito, diálogo, doação, interação e democracia.
Como podemos ser solidários na escola?
A solidariedade constrói-se em cada pessoa, a partir de sua própria estrutura e da representação que ela tem da realidade na sua interação com o meio, pois as vivências sociais influenciam na forma como vemos, sentimos e agimos diante das experiências. A escola é um desses ambientes, pois nela ocorrem muitas experiências sociais e afetivas, que levam os alunos a reconhecer o outro como seu semelhante, que possui as mesmas necessidades e os mesmos direitos e deveres.
Por mais que a estrutura do aluno construída pelas experiências pessoais e ensinadas pela família não tenha lhe oferecido noções de solidariedade, o meio pode contribuir para a aquisição desta virtude. Dessa forma, estimular as interações e as relações no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento da solidariedade na formação dos alunos, partindo da consciência de que todos estão lá como iguais para aprender. Assim, a solidariedade se manifesta quando algum aluno apresenta alguma dificuldade e precisa da compreensão e ajuda dos outros para conseguir superá-la com base na empatia e noção de que em algum momento todos podemos precisar de ajuda.
GAAF
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