Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Poesia e da Floresta


 Ter pressa é não saber chegar.

Vou devagar.
Vou devagar porque o que é sorte,
E o que é morte,
Não as busco, não as evito,
Vêm-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar.

Se eu for depressa, nunca chego.
Devagar, vou
Com o meu ser e com sossego:
Existo, estou.

~~

Fernando Pessoa

18 - 9 - 1933 

In Poesia 1931-1935 e não datada , Assírio & Alvim, ed. Manuela Parreira da Silva, Ana Maria Freitas, Madalena Dine, 2006


Dia Internacional das Florestas, também conhecido por Dia Mundial da Árvore, celebra-se anualmente a 21 de marçoNeste ano de 2021, a temática subjacente diz respeito à importância da ação para a recuperação das florestas.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore passa por sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, não só quanto ao equilíbrio ambiental e ecológico, como também no que diz respeito à própria qualidade de vida dos cidadãos. Pensa-se que 1000 árvores adultas são capazes de absorver cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono), importantes para a adaptação às alterações climáticas.

Cerca de 30% da superfície terrestre está coberta de florestas, responsáveis pela fotossíntese – processo que consiste na produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são conhecidas como os "pulmões do mundo", uma vez que funcionam como reservatórios que mantêm e renovam os ecossistemas. Além disso, adquirem enorme importância em áreas estratégicas tais como a economia e a produção de bens e alimentos.



Origem histórica

A origem da celebração do Dia Mundial da Árvore remonta a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O responsável foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day". Enfrentando a escassez de árvores e florestas, a população, estimulada por Morton, decidiu dedicar-se durante um dia inteiro à plantação de árvores.

A iniciativa ganhou uma dimensão internacional e a celebração passou da Árvore às Florestas. A partir de 2012 o Dia Internacional das Florestas passou a ser comemorado a 21 de março, no arranque da primavera, tendo em mente alertar para a importância de todos os tipos de florestas. Em Portugal, a primeira Festa da Árvore remonta a 9 de março de 1913 e o 1º Dia Mundial da Floresta foi comemorado a 21 de março de 1972.

Iniciativa promovida em Portugal em 2021

Em Portugal, o organismo responsável pela comemoração do Dia Internacional da Florestas é o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Para assinalar esta data comemorativa, bem como o início da primavera, o ICNF procedeu à oferta de árvores aos cidadãos que as queiram plantar nas suas propriedades, declarou o Instituto em comunicado.

Sob o mote “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, o ICNF vai oferecer espécies autóctones produzidas nos seus viveiros. A distribuição teve início no passado 19 de março e terminará no próximo dia 26 de março nos vários postos selecionados por todo o país. Para que possa participar nesta iniciativa e recolher estas árvores, terá simplesmente de se inscrever via contacto telefónico para os postos do ICNF ou enviar um email para (ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt).

No âmbito da iniciativa promovida pelo ICNF que decorrerá até ao próximo 26 de março, as espécies autóctones que os participantes podem recolher são medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos.

Os participantes terão posteriormente de enviar uma fotografia da árvore plantada e partilhar ou dar autorização para a partilha da imagem, com a hashtag #ICNFsomosTODOS. No leque de espécies disponíveis para recolha estão medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Um máximo de 10 exemplares é o que cada cidadão pode levantar.

As entidades privadas sem fins lucrativos tem a possibilidade de recolher até um máximo de 50 exemplares. Pelo mundo fora, em diversos locais, estão em curso várias ações de arborização e reflorestação.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...