Avançar para o conteúdo principal

Mesmo à distância queremos assinalar o Dia Internacional da Paz e da Não Violência nas Escolas

 



Numa atualidade em que a violência atinge todas as idades com diferentes formas e conteúdos, em que vivemos tempos de incerteza e de ameaça à paz, vale a pena parar e refletir sobre como construir a paz. Não nos podemos conformar.

A construção da paz está sempre de braço dado com a justiça social. E a paz e a justiça social começam aqui, no local onde estamos. Por isso, não podíamos deixar de assinalar o dia 30 de janeiro em que se celebra a paz escolar e não violência.

APROFUNDANDO E COMPREENDENDO

Retomamos um recurso pedagógico já conhecido, adaptando algumas atividades para metodologias de ensino à distância, na tentativa de apoiar professores/as e educadores/as na transição para o digital.

Podem revistar ou conhecer a proposta Dia para Agir - Dia Escolar da Paz e Não-Violência aqui e descobrir as respetivas adaptações ao online aqui.

PARTILHANDO

O tema da violência, do bullying e racismo tem ocupado a preocupação de muitos/as docentes. Por isso, deixamos alguns recursos do Ministério de Educação sobre o bullying aqui; do Conselho Nacional de Educação sobre a educação antirracista aqui e da Unicef sobre a não violência aqui.

                                  

Para explorar com a comunidade escolar o tema do bullying e estratégias de o combater, visite o site Sem Bullying Sem Violência.


Também a Federação Portuguesa de Futebol e a Amnistia Internacional se juntaram para promover a ideia de Paz, Direitos Humanos e respeito por Todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...