quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Parlamento dos Jovens 2016 * Deputada Sónia Fertuzinhos marca presença na Escola Básica de Prado




No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, a Dr.ª Sónia Fertuzinhos, deputada da Assembleia da República, dinamizou, no passado dia 25, uma palestra no espaço da biblioteca da escola sede destinada aos jovens deputados eleitos na sessão escolar e aos delegados e subdelegados das turmas. 

Com intuito de promover valores da cidadania e participação democrática e cívica, Sónia Fertuzinhos abordou o funcionamento do Parlamento e debateu, com os presentes, a importância desta iniciativa nas escolas, de forma a promover a participação democrática tornando-a num processo ativo na vida dos alunos, enquanto cidadãos.
O tema de debate do Parlamento dos Jovens 2016 “Racismo, Preconceito, Discriminação” objetiva, não só educar para os valores e princípios da cidadania, como também promover o debate democrático, respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões e estimular a capacidade de expressão e de argumentação.
 
Decorrido o processo eleitoral, ao qual se apresentaram 13 listas do 3º ciclo. Em resultado deste ato eleitoral, foram eleitos 31 deputados que, em sessão escolar, debateram e aprovaram as medidas de recomendação a propor à Assembleia Distrital. 


Para a sessão distrital, foram eleitos os alunos Flávia Rodrigues, José Gonçalo Cunha e Juliana Passos, que se revelaram como jovens deputados, na defesa das medidas da escola.
Saliente-se que o Projeto de Recomendação da Escola Básica de Prado incidiu no reforço do intercâmbio multicultural entre a população estudantil e a formação dos pais e encarregados de educação.



A equipa coordenadora do Parlamento dos Jovens
Rosa Fernandes - Jorge Gomes  Teresa Machado

Sem comentários: