Avançar para o conteúdo principal

Comemoração do Dia Mundial da luta contra a SIDA (1 de Dezembro)


Este dia tem como objetivos informar os alunos sobre as características da infeção VIH/Sida, processos de transmissão, riscos para a saúde e formas de prevenção, bem como sensibilizar os alunos para a prevenção dos comportamentos de risco e a adoção de estilos de vida saudáveis, sublinhando ainda a importância da não discriminação e do respeito pelas pessoas que vivem com VIH.

Tem ainda como intuito consciencializar os alunos, a comunidade educativa e a população em geral para a necessidade de adotar comportamentos saudáveis que se traduzem em ganhos de saúde e bem-estar na sociedade futura.




Proposta(s) de atividade(s)
1-Solicitamos que os docentes  no  dia 1 de Dezembro realizassem pelo menos uma das atividades    propostas pela equipa PES.
No caso de tal não ser possível, solicitamos que o  DT o fizesse na aula de Formação Cívica desta semana.  

2- Sugerimos ainda que, em cada turma/sala fosse elaborado um cartaz/mural contra o preconceito na qual os alunos pudessem escrever as suas mensagens. Uma mensagem de cada turma deverá ser transcrita nos laços destinados a esse efeito que se encontram no Polivalente.
3- Propusemos ainda a realização de uma campanha de oferta de abraços, onde os vários elementos da comunidade (com cartazes onde se poderá ler ABRAÇOS GRÁTIS) pudessem oferecer e receber abraços, promovendo o conceito de que o VIH não se transmite com um abraço…
4- Foram disponibilizados laços vermelhos alusivos à data e à temática elaborados com  a preciosa colaboração dos alunos da turma Vocacional 1, com a sua DT, Profª Lúcia Pinheiro e da D. Armanda (AO).


Todas as atividades realizadas sobre esta temática foram sumariadas, integrarão o plano de Educação Sexual da turma e deverão ser contabilizadas na carga horária definida legalmente para esse efeito.



VIH em números  em Portugal



       53 072 casos notificados de 1983 a 2013

       450 óbitos por VIH em 2014

       49% dos novos casos em 2014 foram diagnosticados tardiamente

        60% dos casos foram contraídos por contactos heterossexuais

       Em Portugal 40% das pessoas que vivem com VIH desconhece o seu estado




O objetivo nacional é que até 2020...

            90 %  das pessoas infetadas com VIH estejam diagnosticadas

                    90% das pessoas diagnosticados estejam em tratamento

                             90 % das pessoas em tratamento estejam controladas


Para lá chegar há que prevenir, que ampliar o diagnóstico, tornar a terapêutica universal e saber acompanhar as pessoas infetadas ao longo de toda  a sua vida.

 “A Aids/SIDA é um grande problema a ser enfrentado pelo mundo todo. Lidar com ele requer recursos muito além da capacidade de um continente. Um único país não tem a capacidade de lidar com ele.




Equipa GAAF/PES                                                                                                                                            
            

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.