Avançar para o conteúdo principal

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação , aqui fica mais um desafio...







Concurso de Cartazes










Regulamento



I.     Sobre o concurso:
·      O concurso de cartazes é organizado pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Norte e é uma adaptação do concurso realizado pela FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas).
·      Os cartazes poderão ser enviados até dia 15 de Outubro de 2014.

               


II.     Elegibilidade:
·      O concurso destina-se a crianças e jovens entre os 5 e os 17 anos de idade. Os vencedores serão selecionados em três categorias: dos 5 aos 8 anos, dos 9 aos 12 anos e dos 13 aos 17 anos.
·      Não serão aceites participações em grupo. O desrespeito por esta medida implica a desqualificação.
·      Os cartazes podem ser desenhos, pinturas ou esboços e podem-se utilizar canetas, lápis, giz de cera ou carvão, óleo, acrílico ou tinta aquarela, bem como em suporte multimédia, sendo permitido a utilização de arte criada digitalmente. As fotografias não são permitidas.
·      Os cartazes podem ou não incluir texto.
·      Todas as obras devem ser originais e não devem incluir imagens fotográficas do participante ou outras informações pessoais.
 
                   III.     Entrando no concurso:
·       Recomenda-se que os participantes vejam o vídeo disponível para a contextualização ao Concurso inteirando-se do Tema do Dia Mundial da Alimentação proposto pela FAO: “Agricultura Familiar – Alimentar o Mundo Cuidar da Terra”. Poderá ser uma mais-valia se os mais jovens forem acompanhados pelos educadores ou pelos professores, de forma a integrar melhor os objetivos do concurso. Para saber mais acerca do concurso, pode consultar: http://www.fao.org/world-food-day/contest/2014/en/
·      É recomendado trabalhar numa folha de formato A4, para tornar mais fácil a digitalização e o envio do cartaz. Se o cartaz for maior, é permitido tirar uma foto digital do trabalho e anexar essa fotografia.
·      Somente os arquivos digitais em JPG serão aceites e as inscrições devem ser feitas por e-mail. Por favor, não envie cartazes pelo correio.

             IV.     Prémios:
·      Em cada categoria serão selecionados 3 cartazes vencedores.
·      Os vencedores serão anunciados em Novembro.
·      Os três cartazes vencedores em todas as três categorias serão publicados no Blog do Departamento de Educação para a Saúde e partilhados através das contas do Facebook.
·      Será enviado a todos os vencedores um Certificado de Reconhecimento, assinado por um diretor da Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Norte. Os qualificados em primeiro lugar em cada categoria receberão um presente surpresa!

           V.          Direitos autorais, privacidade e outras condições:
·      A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte mantém os direitos autorais sobre todas as obras apresentadas.
·      Quando os cartazes vencedores forem publicados, será apenas referido o primeiro e o último nome do autor e a respetiva escola. Nenhuma outra informação pessoal sobre os concorrentes será publicada ou partilhada.

             VI.     Para concorrer:
·      Pensar em como ilustrar o tema, "Alimentar o Mundo, Cuidar da Terra".
·      Projetar, desenhar ou pintar um cartaz.
·      Fornecer os seguintes dados:
·      Data
§  Nome
§  E-mail
§  Escola
§  Idade
§  Título do cartaz
§  Breve descrição do cartaz (opcional) máximo de 140 caracteres
·      Enviar dados e cartaz até dia 15 de Outubro de 2014 para a coordenadora PES do Agrupamento (macisabel@gmail.com) , que posteriormente o reencaminhará para a LPCC.


   
                                          Mais informação sobre
"Agricultura Familiar: Alimentar o Mundo, Cuidar da Terra"
“Agricultura Familiar: Alimentar o Mundo, Cuidar da Terra”, é o tema formal do concurso de cartazes de 2014. Foi escolhido com o intuito de dar a conhecer o perfil da Agricultura Familiar, focando a atenção mundial para a importância do seu papel na erradicação da fome e da pobreza, na segurança alimentar, nutrição, na melhoria dos estilos de vida, na gestão de recursos naturais, proteção do ambiente, e aquisição de desenvolvimentos mais sustentáveis em particular nas áreas rurais. O interesse na Agricultura Familiar está também presente na Assembleia Geral das Nações Unidas que designaram 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.

P. Porquê “Alimentar o Mundo, Cuidar da Terra”?
Este é o ano Mundial da Agricultura Familiar, assim designada para distinguir o cultivo da terra praticado por pequenos proprietários rurais, sendo a mão-de-obra essencialmente familiar, em contraste com a agricultura patronal ou industrial que recorre a trabalhadores contratados em grandes propriedades. A Agricultura Familiar está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento das áreas rurais, sendo um meio de organização da florestação agrícola, pesca, pastorícia e aquacultura, muito apoiada na mão-de-obra familiar, incluindo homens e mulheres.
Tanto nos países desenvolvidos, como nos países em vias de desenvolvimento, a agricultura familiar é a principal forma de agricultura no sector da produção alimentar.
Dos fatores que influenciam o sucesso do desenvolvimento da Agricultura Familiar, destacam-se: condições agro-ecológicas e características territoriais, políticas ambientais, acesso aos mercados, acesso às terras e aos recursos naturais, acesso à tecnologia e serviços, acesso à banca, condições demográficas e socioeconómicas, disponibilidade de educação especializada, entre outros.

P. Qual a importância da Agricultura Familiar?
A Agricultura familiar em pequena escala está intimamente relacionada com a segurança alimentar mundial.
As famílias preservam produtos alimentares tradicionais, contribuindo para uma dieta equilibrada e salvaguardando a agro-biodiversidade mundial e o uso sustentável dos recursos naturais.
 A Agricultura Familiar representa uma oportunidade de relançar as economias locais, especialmente quando combinadas com políticas específicas de proteção social e bem-estar das comunidades.

P. Quantas pessoas estão a passar fome?
As estimativas mais recentes da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas), mostram que cerca de 842 milhões de pessoas em todo o Mundo vivem num estado de fome diária. A boa notícia é que muitas pessoas, organizações e governos estão agora empenhados com o objetivo de acabar com a fome.




No ano passado houve colegas vossos deste Agrupamento premiados num concurso semelhante... Sigam o exemplo deles, participem e divulguem o vosso trabalho e talento . Participem ...

A equipa  PES / GAAF


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género