Avançar para o conteúdo principal

XIII Forum JPS


O nosso grupo de Jovens Promotoras de Saúde,  que é constituído por 12 alunas do 8ºC, representou a nossa escola no XIII Forum JPS, uma organização do Departamento da Educação para a Saúde da Liga Portuguesa contra o Cancro e que decorreu no Porto, no auditório da Universidade Lusíada, no passado dia 20 de Junho.



Apesar de ser já o 2º ano de atividade deste grupo, foi a primeira vez que participamos no Forum e o balanço foi excelente.



Este ano  o tema proposto foi "Quem se importa?
                                                                                                  OS JPS!" 


As escolas participantes neste projeto foram desafiadas a organizar uma apresentação sobre o trabalho realizado, procurando responder à  questão "Com quem e com o quê nos importamos?", tendo disponíveis 15 minutos para realizar a sua apresentação.

Depois da sessão de boas-vindas onde foi referida a dupla comemoração deste ano: os 50 anos da LPCC (núcleo Norte) e os 25 anos do "seu" Departamento da Educação  para a Saúde e da apresentação detalhada do programa deste XIII Forum, foi também apresentado o desafio em forma de livro, que foi distribuído a cada participante e que pretendeu "guiar" os jovens durante este evento.




A manhã foi dividida em várias sessões preenchidas com as apresentações dos trabalhos das várias escolas, com o resumo do trabalho realizado pelas escolas que terminam este ano o seu projeto (que tem a duração de 3 anos letivos)  e com a entrega dos diplomas aos alunos "finalistas".

Fomos integradas na mesa 
"Bonsai... fora da caixa... que prestigiava projetos capazes de tratar as questões , não como os professores fariam, mas como os colegas seus pares gostariam de os ver tratados, com uma visão diferente, numa interpretação original da realidade e que, nas palavras da nossa coordenadora,  Drª. Cristiana Fonseca " são sementes boas, que se tiverem ajuda e trabalho poderão dar bonitas árvores"...


As nossas alunas apresentaram o trabalho elaborado com a supervisão e apoio tecnológico da profª. Lúcia Pinheiro, tendo também contribuído para o produto final a profª Ana Magalhães,  e que tem como tema fulcral o combate ao Tabagismo, especialmente na comunidade escolar. 
Quanto ao teor mais especifico do trabalho, não queremos levantar o véu, pois vai ser alvo de desenvolvimento ao longo do próximo ano e não queremos estragar a surpresa.

Na parte da  tarde, os JPS foram convidados a participar em ateliers criativos. Depois do trabalho, foram assim recompensados com a bonança.


Rotativamente, professores e alunos participaram em 3 workshops, integrados em grupos com participantes de diferentes escolas. 



Dança com JPS 
a cargo da profª Cristina com o objetivo de estimular a prática de atividade física

 Oficina de Desenho
com a profª Agostinha Moreira e que pretendia estimular a criatividade


Teatrices
A profª Mónica Gomes dinamizou algumas experiências de expressão teatral 




No final de um preenchido, enriquecedor e educativo dia de atividades, lá regressamos a Prado, muito bem conduzidos por um ex-aluno e atleta da nossa escola com quem tivemos o prazer de partilhar memórias e relembrar outros tempos, alunos e atividades...


Agradecemos  à Direção da escola que nos proporcionou a verba necessária para o transporte e alimentação e podemos assegurar que valeu a pena investir em nós... representamos bem o trabalho que aqui se desenvolve no âmbito da Educação para a Saúde.

Para o grupo JPS só podemos desejar boas e saudáveis férias e que voltem para o ano cheias de energia, criatividade e vontade de trabalhar...relembrando também que são pequenos gestos que podem mudar o mundo todos os dias...

Cá vos esperamos em Setembro ...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género