"Boas acções" que também valem prémios...
O produto da recolha de rolhas de cortiça que várias escolas deste agrupamento, realizaram desde o inicio do ano traduziu-se num prémio de 3 leitores de DVD, um para a EB 2/3 de Prado , outro para o JI / EB1 do Bom Sucesso e outro ainda para o JI / EB1 de Sobral.
Em nome de todo o Agrupamento , muito obrigado a quem contribuiu pois este
projecto tem como objectivo promover a cortiça enquanto material ecológico e a
reflorestação. As verbas angariadas através da recolha das rolhas de cortiça
permitem adquirir as árvores autóctones que serão plantadas através de
iniciativas apoiadas pelo projecto Floresta Comum.
O Modelo/Continente
é um dos principais parceiros do Projecto Green Cork, sendo já responsável pela
recolha de cerca de 30 toneladas de rolhas de cortiça. Com o projecto “Rolhas
que dĂŁo folhas” o desafio Ă© aumentar significativamente este
nĂşmero e ajudar a reflorestar Portugal.
É Fantástico saber que nós, com esta iniciativa, também demos um pequeno contributo para um MUNDO MAIS VERDE...
.
A
Braval entregou, em 2011, 14,1 toneladas de pilhas Ă Ecopilhas,
Sociedade Gestora de ResĂduos de Pilhas e Acumuladores. Em 2010, as
pilhas entregues foram apenas 6 toneladas, o que significa um aumento de
230%!
Para
este ano de 2012, o objectivo de recolha de resĂduos de pilhas e
acumuladores, por parte da Ecopilhas, Ă© de 31% do total colocado no
mercado, objectivo para o qual a Braval pretende colaborar, mais uma vez,
com grande afinco.
A
Braval continua a melhorar a rede de recolha de pilhas, através da
colocação de pilhões em escolas, estabelecimentos, centros de saúde e
outros, para além dos pilhões já existentes junto aos ecopontos de rua.
Para
além disto, continua a apostar na sensibilização para a recolha
seletiva nĂŁo sĂł de embalagens mas tambĂ©m de pilhas e resĂduos elĂ©tricos e
eletrónicos. Neste ano letivo, a Braval lançou o concurso
“Electropilhas”, ás escolas dos 6 concelhos abrangidos, para a recolha
da maior quantidade de pilhas e resĂduos elĂ©tricos e eletrĂłnicos. O
concurso decorreu até 15 de Maio e os vencedores foram premiados no Dia
Mundial do Ambiente, 5 de Junho.
A nossa Escola EB 2/3 de Prado foi premiada, numa cerimónia que decorreu no Minho Center, como uma das que maior quantidade de material conseguiu recolher e entregar à Braval, recebendo como prémio uma pen drive e uma colecção de livros recicloMania, escritos pelo Pedro Seromenho, autor bem conhecido e apreciado pelos nossos alunos, pois participou já em diversas actividades promovidas pela equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e será certamente novamente muito bem-vindo se quiser cá vir fazer a apresentação e divulgação deste novo projecto.
RecicloMania, tens a Mania ???
Se nĂŁo tens, devias ter ...
e Ă© constituĂda pelos seguintes livros:
* O Palhaço avaria e o Planeta Avaria (ilustração de Sebastião Peixoto)
* Chico Fantástico, super-herói de plástico (Ilustração de José Machado)
* Felismina Cartolina e João Papelão (ilustração de Sandra Fernandes)
* Maria Botelha, a garrafa aventureira (ilustração de Pedro Seromelho)
O nosso agradecimento a todos os que connosco colaboraram pois assim conseguiremos ajudar a BRAVAL a atingir a meta de recolha de pilhas para este ano, contribuindo assim para uma Ambiente cada vez menos "agredido" com lixo colocado fora dos locais devidos, que neste caso são os pilhões...
Mas o mais importante é que o desafio continua ... as férias chegaram mas os bons hábitos vieram para ficar...
Vamos guardando todo o material (Papel, para a Campanha do Banco Alimentar; resĂduos elĂ©tricos e
eletrónicos para o Electrão, Pilhas para o Pilhão, rolhas de cortiça para o "Rolhão" e as tampinhas de plástico para a Campanha Tampomania) pois em Setembro sabem que cá na Escola temos espaços para recolher todo esse material e encaminhá-lo depois para as entidades competentes.
Mas mais importante que tudo, precisamos de continuar a poder contar com a boa vontade e espĂrito ecolĂłgico que os alunos , pais, docentes e nĂŁo docentes deste Agrupamento tanto tĂŞm demonstrado.
A equipa da educação para a Saúde
Comentários