Avançar para o conteúdo principal

Parabéns a todos quantos colaboraram...


 "Boas acções"  que tambĂ©m valem prĂ©mios...

O  produto da recolha de rolhas de cortiça que várias escolas deste agrupamento, realizaram desde o inicio do ano traduziu-se num prĂ©mio de 3 leitores de DVD, um para a EB 2/3 de Prado , outro para o JI / EB1 do Bom Sucesso e outro ainda para o JI / EB1 de Sobral. 
Em nome de todo o Agrupamento , muito obrigado a quem contribuiu pois este  projecto tem como objectivo promover a cortiça enquanto material ecolĂłgico e a reflorestação. As verbas angariadas atravĂ©s da recolha das rolhas de cortiça permitem adquirir as árvores autĂłctones que serĂŁo plantadas atravĂ©s de iniciativas apoiadas pelo projecto Floresta Comum.
O Modelo/Continente Ă© um dos principais parceiros do Projecto Green Cork, sendo já responsável pela recolha de cerca de 30 toneladas de rolhas de cortiça. Com o projecto “Rolhas que dĂŁo folhas” o desafio Ă© aumentar significativamente este nĂşmero e ajudar a reflorestar Portugal.
 
É Fantástico saber que nĂłs, com esta iniciativa,  tambĂ©m demos um pequeno contributo para um MUNDO MAIS VERDE...
 
.
A Braval entregou, em 2011, 14,1 toneladas de pilhas Ă  Ecopilhas, Sociedade Gestora de ResĂ­duos de Pilhas e Acumuladores. Em 2010, as pilhas entregues foram apenas 6 toneladas, o que significa um aumento de 230%!
Para este ano de 2012, o objectivo de recolha de resĂ­duos de pilhas e acumuladores, por parte da Ecopilhas, Ă© de 31% do total colocado no mercado, objectivo para o qual a Braval pretende colaborar, mais uma vez, com grande afinco.
A Braval continua a melhorar a rede de recolha de pilhas, através da colocação de pilhões em escolas, estabelecimentos, centros de saúde e outros, para além dos pilhões já existentes junto aos ecopontos de rua.
Para alĂ©m disto, continua a apostar na sensibilização para a recolha seletiva nĂŁo sĂł de embalagens mas tambĂ©m de pilhas e resĂ­duos elĂ©tricos e eletrĂłnicos. Neste ano letivo, a Braval lançou o concurso “Electropilhas”, ás escolas dos 6 concelhos abrangidos, para a recolha da maior quantidade de pilhas e resĂ­duos elĂ©tricos e eletrĂłnicos. O concurso decorreu atĂ© 15 de Maio e os vencedores foram premiados no Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho.

A nossa Escola EB 2/3 de Prado foi premiada, numa cerimĂłnia que decorreu no Minho Center, como uma das que maior quantidade de material   conseguiu recolher e entregar Ă  Braval, recebendo como prĂ©mio uma pen drive e uma colecção de livros recicloMania, escritos pelo  Pedro Seromenho, autor bem conhecido e apreciado pelos  nossos alunos,  pois participou já em diversas actividades promovidas pela equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e será certamente novamente muito bem-vindo se quiser cá vir fazer a apresentação e divulgação deste novo projecto. 
Os Livros desta colecção lançam o desafio 

RecicloMania, tens a Mania ???   
Se nĂŁo tens,  devias ter ...
e Ă© constituĂ­da pelos seguintes livros:

* O Palhaço avaria e o Planeta Avaria (ilustração de Sebastião Peixoto)
* Chico Fantástico, super-herĂłi de plástico (Ilustração de JosĂ© Machado) 
* Felismina Cartolina e João Papelão (ilustração de Sandra Fernandes)
* Maria Botelha, a garrafa aventureira (ilustração de Pedro Seromelho) 

O nosso agradecimento a todos os que connosco colaboraram pois assim conseguiremos ajudar a BRAVAL a atingir a meta de recolha de pilhas para este ano, contribuindo assim para uma Ambiente cada vez menos "agredido" com lixo colocado fora dos locais devidos, que neste caso são os pilhões...

Mas o mais importante Ă© que o desafio  continua ... as fĂ©rias chegaram mas os bons hábitos vieram para ficar...
Vamos guardando todo o material (Papel, para a Campanha do Banco Alimentar; resíduos elétricos e eletrónicos para o Electrão, Pilhas para o Pilhão, rolhas de cortiça para o "Rolhão" e as tampinhas de plástico para a Campanha Tampomania) pois em Setembro sabem que cá na Escola temos espaços para recolher todo esse material e encaminhá-lo depois para as entidades competentes.

Mas mais importante que tudo,  precisamos  de continuar a poder contar com a boa vontade e espĂ­rito ecolĂłgico que os alunos , pais, docentes e nĂŁo docentes deste Agrupamento tanto tĂŞm demonstrado. 

                                                              A equipa da educação para a SaĂşde


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ÂŞ Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2Âş será durante a Semana da SaĂşde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de FĂ­sico QuĂ­mica e CiĂŞncias com a imprescindĂ­vel colaboração do Instituto PortuguĂŞs do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhĂŁ professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue Ă© um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, atravĂ©s do desenvolvimento de programas de aprendizagem sĂłcio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que sĂŁo dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saĂşde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento prĂł-sociais, Ă  redução de problemas de comportamento e Ă  melhoria dos resultados acadĂ©micos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

ConcluĂ­ram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6Âşano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competĂŞncias básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistĂŞncia, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas Ă s turmas do 6ÂşA e do 6ÂşB. AtravĂ©s do visionamento de pequenos vĂ­deos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram Ă  prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tĂŁo assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste gĂ©nero