Avançar para o conteúdo principal

Semana da saúde 2012 na EB 2/3 de Prado


                       Semana da Saúde 

Objectivos:

Promover a reflexão, proporcionar informação e formação e oferecer aos alunos espaços de debate sobre temáticas como a sexualidade, alimentação, higiene, actividade física, consumo de substâncias psico-activas, doenças sexualmente transmissíveis e outras;
Ajudar a Comunidade a construir um pensamento activo e critico, desenvolvendo um sentido de responsabilidade pessoal e social, prevenindo comportamentos de risco;
Conhecer hábitos dos alunos/famílias relacionados com as temáticas da educação para a saúde;
Formar alunos para serem veículo de mensagens preventivas para os seus pares, tomando consciência das responsabilidades de cada um na promoção da saúde da Comunidade;
Desenvolver capacidades de pesquisa, cooperação, intercambio, autonomia e criatividade;
Sensibilizar para a alteração de comportamentos, promovendo tomadas de decisão responsáveis e conscientes relativas à sua saúde física e psicológica e aumentar a resistência colectiva e o controlo individual perante as drogas e o tabaco.
Desenvolver relações entre a escola, família e comunidade, rentabilizando os recursos existentes e estabelecer protocolos / parcerias
Promover Estilos de Vida Saudáveis.

                                         Programa

2ª Feira – Dia 30 de Abril
Dia da Atividade Física e da Saúde
Atividades variadas desenvolvidas ao longo do dia, dinamizadas pelo Grupo de Educação Física e destinadas a toda a Comunidade Educativa (alunos, docentes, pessoal não docente, famílias e colaboradores)
(Rugby, tiro com arco, andebol, yoga, body combat, caminhada, capoeira, judo, danças urbanas/ hip hop, Pilates, Break dance, danças de salão e danças tradicionais.)
 Concurso de fotografia alusiva ao dia, aberto a todos os alunos.

4ª Feira – Dia 2 de Maio
Igualdade de Género
Porque este é um tema sempre actual e pertinente, estas sessões são destinadas aos alunos dos 6º e 7ºs anos, com a colaboração do Projecto “Igualdade nas Diferenças II”, da Aliança Artesanal de Vila Verde que
Formadoras:
Marta Alves – Psicóloga Clínica (parte da manhã) e Grace Kelly Oliveira – Psicóloga Clínica (parte da tarde)Destinatários: Alunos do 6º e 7º anos.
Objetivos: Informar os/as alunos/as acerca do tema igualdade de género, sensibilizando-os/as para a identificação de sinais associados à desigualdade de género, nomeadamente reforçar o uso de uma linguagem inclusiva; Consciencializar os/as alunos/as para a necessidade de adotar pensamentos e comportamentos consonantes com o tema; treinar os/as alunos/as para a ação perante uma eventual situação de desigualdade de género.  
Conteúdos: Conceito de Igualdade de Género e desconstrução de mitos relacionados com o tema;Das pequenas mudanças à alteração de mentalidades; Entidades envolvidas na luta contra a Desigualdade de Género.
Unidade Móvel de Diabetes
– Inovar na Prevenção e Controlo da Diabetes
Trata-se de um serviço de grande importância para a salvaguarda e promoção da saúde das populações  e é   desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde com uma Viatura de Rastreio preparada para receber e efetuar os testes aos utentes.
Inserido no âmbito de candidatura aprovada pela Direção Geral de Saúde, este projeto visa implementar um programa de intervenção comunitária de prevenção da diabetes, sensibilizando para os fatores de risco.
No final da concretização deste projeto, a Santa Casa pretende efetuar diagnóstico a cerca de 50% da população abrangida pela área de intervenção e divulgar boas práticas para evitar a diabetes a 100% da população escolar dos cinco concelhos. O projeto passa ainda por incrementar a prática do exercício físico e comportamentos saudáveis.
Integrada na Semana da Saúde esta Unidade Móvel estará na nossa Escola
entre as 9.30 e as 13 h disponível para atender todos os interessados.
Nessa mesma manhã, entre as 9h e as 12.30 h  realiza-se também mais uma  Dádiva de Sangue, uma iniciativa do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais com a colaboração do Instituto Português  do Sangue.

5ª Feira – Dia 3 de Maio
Oficinas PRESSE :
 Sessões destinadas a alunos do 9º anos e turmas  CEF. Objetivo: Os  alunos serão desafiados a fazer coincidir os conhecimentos mais teóricos sobre esta matéria e abordados nomeadamente na disciplina de Ciências,  com as aplicações práticas desses mesmos conhecimentos, que lhes serão úteis e necessários  na  vida pessoal e social.
Dinamizadoras: Enfermeiras Lurdes Gonçalves e Mª do Céu Morais (E-PRESSE)
Conteúdos : Saúde Sexual e Reprodutiva: Contraceptivos e cálculo do período fértil; Gravidez na adolescência.
          
Quando o amor não é amor…
Sessões destinadas aos alunos do 8º e 9º anos e turmas CEF, com a colaboração dos projetos “SOS ajuda Comunitária” e “Igualdade na Diferença II ”, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e da Câmara Municipal de Vila Verde.
Objetivos da sessão: Porquê falar de violência nas relações de namoro? Estudos recentes realizados em Portugal revelam que a violência nas relações afectivas é cada vez mais precoce. Um em cada quatro jovens em Portugal já foi vítima de violência no namoro e em geral, vítimas e agressores não percebem que a violência não é “aceitável
Dinamizadoras: Drª. Dina Gonçalves e Drª. Susana Silva(Assistentes Sociais da SOS Ajuda Comunitária) e Drª. Alexandrina Cerqueira e Drª. Susana Santos (Serviços Sociais da CMVV).
Conteúdos: Violência doméstica; Violência no namoro, tipos de violência; sinais e sintomas,  consequências e contactos para possível ajuda.

6ª Feira – Dia 4 de Maio
Quando o amor não é amor…( Continuação…)
Conversando e cantando sobre Saúde
Sessões destinadas aos alunos do 5ºano, com a colaboração de alunos do 6ºA e 6ºB, alunos da profª Assunção Cunha (Ciências da Natureza) e dos alunos do 6ºC e 6ºD, alunos da profª Carla Carvalho (Educação Musical).
Nestas sessões serão apresentados trabalhos realizados por grupos de alunos do 6ºano, sobre vários temas associados à Educação para a Saúde e canções sobre o Ambiente, integrantes do projecto Escola Sustentável da DECO. 


Outras Actividades
Com inauguração prevista para o dia 2 de Maio realizar-se-á na biblioteca Municipal de Vila Verde uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos diversos agrupamentos de Escolas do Concelho de Vila Verde,  promovida pela Unidade UCC de Vila Verde em coordenação com as equipas PES e cujo tema é :
“Sentir o Coração pelos Olhos dos mais Jovens".
Os objetivos são não só dar visibilidade ao trabalho realizado nas Escolas à volta da Educação para a Saúde e que já “circulou pelos diferentes Agrupamentos, mas principalmente e,  porque Maio é o mês do coração promover o slogan:
"Do Coração saudável também fazem parte os afetos".

Desde os mais novos aos mais "espigadotes" , dos mais tímidos aos mais "desenrascados", dos mais "novatos na matéria " até aos mais experientes , todos temos trabalhado no sentido de melhorar as nossas competências de exprimir sentimentos , de "investir" nos afetos, enfim, de cuidar melhor do nosso coração e do dos outros...

E assim queremos continuar...
                                                                    A equipa da Educação para a  Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género