Avançar para o conteúdo principal

SEMANA DA SAÚDE




Com os objectivos de promover a reflexão, proporcionar informação e formação e oferecer aos alunos espaços de debate sobre temáticas associadas à Educação para a saúde e ainda de desenvolver relações entre a escola e a comunidade, rentabilizando os recursos existentes e estabelecendo novas parcerias, realizou-se entre 3 e 7 de Maio a edição 2010 da Semana da Saúde do Agrupamento de Escolas de Pr ado.
Foi uma iniciativa alargada a todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento que ao longo da semana promoveram e dinamizaram actividades várias relacionadas com as temáticas abordadas e desenvolvidas ao longo do ano na Educação para a Saúde.
No 1º Ciclo e Jardins-de-infância a actividade transversal a todas as escolas foi o trabalho desenvolvido á volta das emoções e sentimentos, com a construção de um “sentimómetro” destinado a evidenciar as emoções e sentimentos vivenciados pelos alunos ao longo da semana, reforçando a necessidade de os alunos reforçarem a sua capacidade de expressão do que sentem e de como se sentem…



Na EB 2/3, logo na manhã do dia 3 (2ºfeira) e com a colaboração da Fundação Portuguesa de Cardiologia (Norte) realizou-se no Polivalente uma Palestra sobre “ Estilos de Vida Saudáveis como prevenção de doenças Cardiovasculares” , orientada pela Drª Diana Oliveira e que contou também com a presença e apoio da Drª And
reia Silva. Foi uma actividade entusiasmante, na qual os alunos das turmas do 5ºA. 5ºE e 6ºE participaram de uma forma muito activa e informada e onde puderam esclarecer dúvidas, aprofundar conhec, aclarar conceitos, contribuindo para os sensibilizar para a alteração de comportamentos, promovendo tomadas de decisão responsáveis e conscientes relativas à sua saúde.



Durante a tarde, foi a vez de termos como convidadas dois elementos da Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo de Prado), as socorristas Fátima Mendes e Marisa Carvalho que vieram dinamizar uma sessão teórico-prática sobre 1ºs Socorros. Participaram alunos das turmas do 5ºD e do 6ºE, que conheceram e exercitaram a forma de colocar uma vitima na posição lateral de segurança (PLS), compreenderam a importância da utilização de um colar cervical e a forma de, artesanalmente, construirmos um com jornais e onde puderam ainda descobrir e praticar como se efectua a imobilização correcta de um membro superior/Braço.
Reconhecemos que o tempo foi pouco para a avidez de conhecimento sobre estes assuntos demonstrada pelos alunos e o s múltiplos conteúdos que poderiam ser abordados, mas prometemos, logo que possível dar continuidade a esta formação e procurar reforçar o saber dos alunos sobre 1ªs Socorros.


Esta sessão terminou com uma visita guiada e orientada à ambulância de emergência médica da CVP, que as socorristas trouxeram até á Escola e onde os alunos puderam localizar e entender muitos dos recursos tecnológicos lá existentes e que tão vitais são no caso do socorro de emergência.

O dia 4 (3ªfeira) foi dedicado à actividade Física e á Saúde e só foi possível realizar todo o conjunto de actividades programadas graças ás inúmeras Instituições e profissionais que generosamente responderam ao nosso desafio/convite para partilharem connosco salutares e activos momentos, sendo nossos reais e efectivos parceiros na propagação do lema do dia: “Mexe-te, pela tua Saúde”.
Os alunos iniciaram o seu dia de aulas com a leitura de um texto e/ou a projecção sobre os benefícios da actividade Física, como motivação extra e “aquecimento” e a partir daí sair da sala de aula à descoberta das novidades que o Grupo de Professores de Educação Física tinham planeado.
Como convidados de honra tivemos o prazer de contar com a atleta Aurora Cunha, uma referência incontornável do Atletismo português e que agora utiliza (e bem!!!) o seu prestigio e o seu passado associado ao desporto para, conjuntamente com o IDP (Instituto do Desporto de Portugal) dinamizar e promover acções/actividades que ajudem a promover a prática regular de actividade física como um dos factores que contribuem decisivamente para a nossa saúde pessoal, mas não só… além dos técnicos/monitores/professores/treinadores que connosco colaboraram e que muito contribuíram para o prestigio e sucesso desse dia, tivemos também como convidados alunos do 4º ano (e alguns do 3º) de algumas das EB1 do Agrupamento e que, acompanhadas pelas suas professoras titulares e enquadrados tecnicamente pelos docentes das AECs de Actividade Física e Desportiva se vieram associar ao nosso evento e demonstrar algumas das actividades e jogos realizados nas aulas de AFD. Para possibilitar a sua participação contamos também com o apoio da CMVV que nos cedeu o seu autocarro nessa manhã.
Apesar de o repto ter sido lançado a todas as Escolas EB1 do Agrupamento , as que acederam ao nosso convite e marcaram presença neste evento com os alunos do 4ºano, foram as de Sobral, Visage, Bom-Sucesso, Igreja e Cabanelas, que participou com alunos do 3º e do 4ºano.
Estes alunos jogaram e divertiram-se com a alegre cumplicidade da Aurora Cunha a quem solicitaram autógrafos e a quem ela distribuiu também bons conselhos relativamente á necessidade de contrariarem a crescente sedentarização que acompanha a actual infância e juventude e tornarem-se mais activos, nos recreios, nos tempos livres, com os pais, com os irmãos, com os amigos, etc… Noutra noticia daremos mais destaque ás actividades entre as 9 e as 18.30 h mas gostaríamos de referir e salientar a colaboração preciosa do Gabinete do Desporto Escolar de Braga que nos disponibilizou a água que distribuímos e a da Longa Vida SA/Perafita, que nos ofereceu 1400 iogurtes (Suissinhos, KitKat e Seveltess), que fizeram as delicias de miúdos e graúdos e “coadjuvaram” a organização a manter hidratados e enérgicos os participantes, apesar do esforço dispendido ao longo de todo o dia.


Nas manhãs dos dias 5, 6 e 7 foram realizados distintos workshops para cada uma das turmas do 9ºano e ainda para as turmas CEFs destinados a ajudar os nossos jovens a “ viver saudavelmente a sexualidade”, dinamizados pela Dr.ª Julieta Macedo (psicóloga) e Mª do Céu Morais (enfermeira), do Centro de Saúde de Vila Verde. Foi um espaço privilegiado de formação e informação, onde através da realização de várias dinâmicas interactivas e de acordo com as necessidades diagnosticadas através do tratamento dos inquéritos aplicados aos alunos, se caminhou no sentido de promover a Educação Sexual dos nossos jovens e constituiu mais uma das acções onde o Centro de Saúde de Vila Verde e a EB 2/3 de Prado colocaram em prática uma parceria que, muito tem enriquecido o nosso projecto de Educação para a Saúde e consubstancia o protocolo existente entre os ministérios da Saúde e da Educação, no que concerne à Saúde Escolar.

No dia 5 , os alunos das turmas A, E e F do 5ºano deslocaram-se ao Centro de Saúde de Prado, onde, guiados pela Enfermeira Fernanda Pereira, nossa interlocutora na Saúde Escolar, ficaram a entender melhor as várias valências e serviços disponíveis, a conhecer melhor as instalações e os profissionais que lá trabalham e a entender o conceito de Centro de Saúde por contraposição com Centro onde vamos quando estamos doentes, reforçando a necessidade de adoptarmos e desenvolvemos atitudes de prevenção, respeitando entre outros, o plano de vacinação, o agendamento das consultas médicas nas diferentes etapas do crescimento, o desenvolvimento de estilos de vida activos e saudáveis, etc…

Na 6ªfeira, dia 7, o mau tempo e a chuva que se fizeram sentir não permitiram a realização da visita, programada para as restantes turmas, que ficaram agora de agendar nova data para a sua realização.



Na 5ªfeira, dia 6, realizou-se mais uma Dádiva de Sangue, promovida pelo Grupo de Ciências e com a colaboração do Instituto Português do Sangue, que mais uma vez contou com a ampla participação da Comunidade (Pais e outros familiares /docentes e não docentes), num exemplo de solidariedade e responsabilidade cívica que constitui um modelo muito relevante para os nossos jovens alunos.


A ocasião foi aproveitada ainda para distribuir oleões aos Encarregados de Educação, em mais uma acção promotora de Saúde...pois se o Ambiente estiver mais saudável também nós estaremos...

Na 5ª e na 6ªfeira, no Polivalente, foram apresentados aos restantes alunos os “Jogos de Saúde”, resultantes do trabalho desenvolvido em área Projecto pelas turmas do 5ºD e do 5ºE.

O 5ºD apresentou um jogo onde os alunos associavam a resposta adequada a questões relacionadas à Saúde à atribuição de um “disco” que depois era lançado num placard alegre e colorido, e onde, diferentes locais de chegada do disco correspondiam a diferentes pontuações, que concorriam para a pontuação/classificação colectiva final de cada equipa. Para “animar” ainda mais o jogo, cada aluno antes de lançar o seu disco, tinha que, por sorteio, “declarar” à Assembleia uma das rimas “á volta” da saúde, construídas pelos alunos numa das fases do projecto.

O 5ºE voltou a dinamizar o jogo “á pesca da saúde e á volta da roda dos alimentos”, já apresentado no Dia da Alimentação e “exportado” até à EB1/JI do Bom Sucesso, numa dinâmica de articulação vertical de actividades e projectos, entre a actual e a anterior escola destes alunos.

A Prof. Raquel Neves disponibilizou também um jogo de perguntas sobre as várias temáticas (Alimentação, higiene, consumos nocivos, cuidados de saúde) onde os alunos, após lançarem um dado que lhes impunha uma cor/tema para a sua pergunta, tinham que acertar na resposta para pontuarem para a sua equipa.
Os alunos puderam jogar e aprender, um conceito inerente e fundamental a estes 2 projectos, assumindo que o conhecimento e o saber podem ser amplificados também de uma forma agradável e lúdica e na Educação para a Saúde (EPS) deveriam ser privilegiadas metodologias de projecto, o que infelizmente, ainda sabemos não ser uma realidade na maior parte das turmas da nossa escola.
Gostaríamos que, na edição 2011 pudessem ser divulgados à comunidade mais projectos desenvolvidas nesta temática com as turmas dos diferentes anos de escolaridade e que os alunos, na Educação para a Saúde, pudessem vivenciar experiencias de aprendizagem e dinâmicas de trabalho distintas das aulas das várias disciplinas que integram o seu currículo escolar.
De referir ainda que, durante toda a semana, estiveram expostos no Polivalente trabalhos sobre os temas associados à Educação para a saúde e que foram realizados ao longo do ano pelos alunos das turmas do 5ºF e do 6ºD.

Para concluir a semana, estava prevista uma palestra sobre “Violência em contexto escolar” , na tarde de 6ªfeira (dia 7) mas, por motivos imponderáveis que impediram a disponibilidade prevista da prelectora, a psicóloga , Drª Sílvia Santos (GASC) , fomos obrigados a alterar a calendarização prevista, mas mantêm-se a vontade de colaborar da prelectora e o nosso interesse e proveito, e se não for possível realizá-la ainda este ano lectivo, tentaremos promovê-la no inicio do ano 2010-2011.


A equipa Coordenadora da Educação para a Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género