Avançar para o conteúdo principal

Visita do 5ºE à EB 1 do Bom Sucesso

No dia 20 de Novembro, a turma do 5ºE da Escola EB 2/3 de Prado, foi à Escola do Bom Sucesso, visitar a sua antiga escola e ajudar os alunos mais novos a aprenderem mais sobre a Roda dos Alimentos.

Fomos divulgar e apresentar um jogo que construímos chamado “ à pesca da Saúde e à volta da roda dos alimentos” e connosco foram as professoras Madalena Ferreira e Isabel Macedo, que são as nossas professoras de área de projecto, nas quais trabalhamos o tema da “Alimentação” e projectamos este jogo.

O dia estava muito chuvoso e tivemos muita sorte pois fomos “aconchegados” em duas carrinhas do Clube Náutico de Prado, que gentilmente colaborou com a Escola assegurando o nosso transporte.

Quando chegamos ao Bom Sucesso encontramos a professora Fátima, que foi nossa professora no 1ºciclo e ficamos muito contentes pois já não estávamos com ela há muito tempo.

Começamos a preparar o jogo e depois foram chegando os nossos colegas mais novos, primeiro os do 4ºano, depois os do 3º e finalmente os do 2ºano.

Quando estavam todos presentes começamos a organizar as equipas e como tínhamos combinado antes, o Alexandre Bogas e a Ana Filipa apresentaram o jogo e o Nuno José e o Paulo José informaram sobre o regulamento, pontuação e classificação.

Todos os nossos colegas tinham tarefas para cumprir, uns distribuíam o material, outros secretariavam anotando os resultados obtidos, outros com um cronómetro apitavam para iniciar e acabar o tempo de jogo de cada equipa, outros (que somos nós) faziam a reportagem sobre a actividade e os restantes colaboravam com as equipas que estavam a participar.

O jogo consiste em pescar o maior número de peixes que estão numa piscina cheia de areia. Cada peixe tem um número que corresponde a uma imagem de alimentos que se encontram numas cestas. Enquanto 2 elementos da equipa pescam os outros procuram os alimentos correspondentes que deverão, depois, colocar correctamente no grupo que lhe pertence da roda dos alimentos. Fazem isto durante 2 minutos e meio e depois trocam de posições até a equipa completar 5 minutos.

A equipa vencedora foi a equipa constituída pelo Zé Pedro, o Flávio, a Márcia e a Celina que conseguiram pescar mais peixes e colocar correctamente mais alimentos na roda, mas o que era mais importante não era ganhar mas sim aprender… Foi bonito de ver …tanta animação…e o apoio dos colegas da pré que entretanto também tinham chegado e batiam palmas sempre que algum pescador ou pescadora conseguia pescar um daqueles peixinhos tão coloridos e simpáticos, que os alunos do 5º E tinham recortado e pintado nas aulas de EVT.

No fim do jogo, fomos até à Biblioteca da Escola, que é um lindíssimo espaço, para assistirmos, em conjunto com os mais novos, a uma palestra da nutricionista Dr.ª Sónia Azevedo. Ela lembrou-nos que precisamos de energia para viver e que a alimentação serve para nos dar essa energia e também nos relembrou alguns conselhos básicos sobre alimentação saudável, dos quais nos devemos lembrar “todos” os dias.

No final, tivemos ainda uma surpresa, a professora Fátima tinha para cada um de nós um DVD da Leopoldina que era o prémio de um concurso do Modelo ao qual tínhamos concorrido no ano passado. A escola do Bom-Sucesso também recebeu como prémio desse concurso um leitor de DVD.

Mas como as coisas boas acabam depressa, quando demos por ela, já as carrinhas do Clube Náutico estavam à nossa espera e tivemos que dar por terminada esta visita à nossa antiga escola e voltar à EB 2/3 mas esperamos ter novas oportunidades para lá voltar.

Cláudio, Márcia, Sara e Diogo Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género