Avançar para o conteúdo principal

Dia da Alimentação

DIA DA ALIMENTAÇÃO
16 de Outubro de 2009




A EB 2/3 de Prado comemorou o dia Mundial da Alimentação com variadas actividades que decorreram ao longo de todo o dia no Polivalente da Escola.









Os alunos do 6ºB lançaram um desafio à Comunidade Escolar incitando todos a comer mais fruta. Para tal, pesquisaram sobre muitas variedades de fruta, suas formas de conservação, riqueza nutricional, benefícios do seu consumo, etc e expuseram esses trabalhos e as respectivas frutas, ao mesmo tempo que convidavam os alunos, professores e funcionários a provarem uma deliciosa maça, uma gentil oferta do SASE. Todo este trabalho foi efectuado nas aulas de Ciências e de Estudo Acompanhado.



A turma do 6ºC expôs os seus trabalhos resultantes da recolha de provérbios ligados à alimentação e sua respectiva ilustração, tarefas realizadas nas aulas de área de Projecto.


Os alunos da turmas 5ºF, 6ºD e 6ºF expuseram cartazes c om alguns conselhos sobre alimentação em geral, a importância do Pequeno-almoço, a necessidade que o nosso organismo tem de água, as vantagens do consumo de sopa, a necessidade de uma alimentação equilibrada associada à prática regular de actividade física, etc. Esses cartazes resultaram de trabalhos realizados quer em Formação Cívica quer nas aulas de Ciências da Natureza.



Durante o almoço foi projectada na Cantina uma apresentação sobre Regras da Alimentação Geral, e mais especificamente sobre a importância do Pequeno almoço e como deverá ser organizado, qual o tipo de alimentos a privilegiar, etc, pois verificámos que muitos dos nossos alunos não tomam essa refeição essencial ou então não consomem o tipo de alimentos recomendáveis.






Nesse dia a Cantina contava já com novos cartazes, elaborados também pelo 6ºB, em área de Projecto, relembrando as regras fundamentais às quais os alunos devem obedecer quando fazem as suas refeições nesse local.

Na Biblioteca foi projectado um trabalho muito interessante realizado no ano passado em àrea Projecto pela turma do 6º A ( 2008-2009) à volta do livro "Os meninos Gordos". A profª Helena Rodrigues , responsável da Biblioteca, explicou a origem da obra, do trabalho dos alunos e promoveu um debate àcerca do tema.




Aproveitou também a oportunidade pra desafiar os alunos a elaborarem trabalhos para o concurso integardo nas comemorações da Semana das Bibliotecas.



Na parte da tarde a turma do 5ºE, apresentou e executou o jogo “ À pesca de Saúde e à volta da Roda dos Alimentos”, pensado e construído nas aulas de área de Projecto, com os objectivos de reforçar a ideia que uma alimentação variadas é benéfica para a Saúde, concretizar as aprendizagens realizadas na exploração da Roda dos Alimentos (actividades do Programa “Apetece--me” da Nestlé) e orientar as escolhas alimentares dos alunos.






De referir que todos os materiais foram disponibilizados pelos alunos e respectivas famílias, reforçando a importância educativa da colaboração Escola-familia na concretização de projectos em conjunto.


De uma forma resumida, dois alunos tinham que “pescar” numa piscina com areia peixes/etiquetas numeradas que os outros dois colegas tinham que fazer corresponder a uma imagem de alimentos que, depois de encontrados nas cestas, deveriam ser devidamente colocados na “Roda dos Alimentos”, desenhada numa mesa. O jogo terminava quando uma equipa colocasse um alimento em cada uma das divisões da Roda, ou quando não o conseguisse, eram contabilizados os alimentos colocados após os 5 minutos de jogo, vencendo quem conseguisse colocar mais alimentos.



Venceram todos quantos participaram entusiasticamente e ficou bem expressa a vontade dos alunos de voltarem a experimentar este jogo, de o levarem até à Escola do Bom Sucesso, onde frequentaram o 1ºCiclo e quem sabe, de construir um outro, com materiais mais duradouros, de forma a poder ser utilizado por todos os alunos da Escola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género