As turmas do 9ºano e do curso Vocacional participaram hoje em várias sessões sobre 1ºs socorros com a enfª Sílvia Pereira da equipa da Saúde Escolar.
Está também patente no Polivalente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 6ºano nas aulas de Ciências com a profª Regina Freitas sobre o Tabaco e seus malefícios.
Também alguns alunos do 9ºano com a profª Paula Braga realizaram alguns panfletos sobre a temática do Tabagismo.
Mais informações sobre o tema: Situações de Urgência nas Escolas e Jardins de Infância
Primeiro Socorro é o
tratamento inicial e temporário dado a acidentados e/ou vítimas de
doença súbita, com o objetivo de prevenir, alertar ou socorrer, num
esforço de preservar a vida, diminuir a incapacidade e minorar o
sofrimento.
O primeiro socorro
consiste, conforme a situação, na proteção de feridas, imobilização de
fratura, controlo de hemorragias externas, desobstrução das vias
respiratórias e realização de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV).
Não substitui nem deve atrasar a ativação dos serviços de emergência
médica, mas sim impedir ações intempestivas, alertar e ajudar, evitando o
agravamento do acidente.
Para informações suplementares devemos consultar o Manual de Primeiros Socorros – Situações de Urgência nas Escolas, Jardins de Infância e Campos de Férias, no qual a Direção-Geral da Educação, em parceria com instituições de
referência, pretende facultar à Escola, com rigor científico, de forma
simples e ilustrada, os cuidados mais relevantes a ter em situações de
emergência, das mais comuns às mais complexas que podem ocorrer no dia a
dia, para que professores, pais e alunos estejam preparados até à
chegada do auxílio médico.
Nesta terceira
edição revista, para além de se reforçar a importância de a escola
dispor de um local próprio adequado à prestação de primeiros socorros e
de se elencar o equipamento recomendado e respetivos procedimentos de
limpeza e de desinfeção, apresentam-se vinte e cinco situações de
emergência – sinais e sintomas, o que deve fazer, o que não deve fazer,
com uma dinâmica de textos e ilustrações que possibilitam uma consulta
rápida, intuitiva e eficaz.
Também alguns alunos do 9ºano com a profª Paula Braga realizaram alguns panfletos sobre a temática do Tabagismo.
Comentários