Avançar para o conteúdo principal

“Todos os dias são dias de direitos humanos” deve ser a mensagem transmitida também na Escola

Acedendo ao simpático convite que nos foi endereçado participamos na tarde de 10 de dezembro, na Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde, na inauguração de uma exposição sobre direitos humanos, organizada pelo CLDS Viver+ e pelos Agrupamentos de Escolas do concelho de Vila Verde. 



Esta iniciativa pretende proporcionar uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos e nesta edição reúne trabalhos dos alunos do 3º ano de todas as EB1 do concelho de Vila Verde.


A cerimónia, pouco formal como o jovem público justificava, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, que referiu que o objetivo principal desta ação é que as crianças «sejam portadoras da mensagem de que qualquer pessoa tem direitos, independentemente do sexo, da raça ou da religião». Para o autarca, este é um «assunto da maior importância» e é necessário que sejam os mais novos a ter consciência disso. «Temos que combater a violência. Se todos os direitos fossem respeitados, teríamos uma sociedade muito mais razoável», referiu António Vilela.
A Drª. Susana Silva, em nome do CLDS Viver+ reafirmou a necessidade de todos conhecermos os nossos direitos e de lutar por eles quando necessário, e que essa aprendizagem deve começar desde cedo, na escola. É com esse objetivo que se promoveu esta atividade, que além desse mérito tem também o de congregar num projeto comum todas as escolas do 1º Ciclo do concelho de Vila Verde.

Foi muito interessante perceber como as diferentes escolas, professores e alunos "pegaram" no artigo da Declaração dos Direitos Humanos que lhes foi atribuído,  o interpretaram,  projetaram e executaram as suas obras de arte.


Ao Agrupamento de Prado foi atribuído um Diploma de participação nesta Exposição evocativa dos Direitos Humanos e todas as EB1 participantes foram congratuladas pelo Diretor,  que agradeceu e enalteceu a dedicação e a qualidade dos trabalhos apresentados pelos  alunos e docentes deste Agrupamento de Escolas . 

Ficam aqui alguns registos das nossa participação...

EB1 de Oleiros

Centro Escolar de Cabanelas

EB1 de Cervães

Centro Escolar de Prado 


 


Outros trabalhos que foram também apresentados na exposição, de escolas de outros Agrupamentos.




 Mais alguma informação sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos


 A Declaração Universal dos Direitos Humanos  comemorou 66 anos e, para assinalar a data, as Nações Unidas escolheram como lema a proteção durante os 365 dias do ano. “Human Rights 365″ (Direitos Humanos 365) é o lema da campanha com que a organização internacional assinala este ano o dia 10 de dezembro, data em que, em 1948, foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e que, dois anos depois, foi declarada Dia Mundial dos Direitos Humanos.


A ideia é frisar que “todos os dias são dias de direitos humanos”, explicam as Nações Unidas. “Cada um de nós, esteja onde estiver, em qualquer altura, tem direito à gama completa de direitos humanos”, lê-se na página oficial da organização.


Reconhecendo que 2014 será recordado como um ano de “assustadores desafios para os direitos humanos”, as Nações Unidas frisam que, “apesar de tudo, houve avanços significativos, contínuos e globais”. Porém, também é verdade que, “em sítios onde recentemente tinha havido progressos na realização de direitos humanos, houve agora retrocesso”, reconhece a organização.


“Apelo aos Estados que honrem as suas obrigações para proteger os direitos humanos, todos os dias do ano. Apelo às pessoas que responsabilizem os seus governos”, vinca o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na declaração divulgada a propósito da data. As Nações Unidas quiseram ainda transmitir uma mensagem “inequívoca”: a de que defendem “os milhões de homens e mulheres que, em todo o mundo, se arriscam pelos direitos humanos”.



Equipa PES / GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género