Avançar para o conteúdo principal

EDUCAR PARA A FELICIDADE


 Neste final de férias durante as quais desejamos tenham partilhado bons momentos com a  família e os amigos, ficam aqui algumas reflexões que julgamos pertinentes e oportunas neste momento inicial de mais um ano lectivo...


EDUCAR PARA A FELICIDADE


Quando questionamos os pais sobre o que mais desejam para os seus filhos encontramos unanimidade numa resposta: “Quero que ele seja feliz!”

Independentemente da maior ou menor dificuldade que existe em definir o conceito, a felicidade é a grande meta na vida do ser humano. Mas a felicidade estará ao alcance de todos?
Os estudos da autora Sonja Lyubormisky trouxeram luz sobre esta questão. Ela conseguiu mostrar que, apesar de 50% da felicidade depender da herança genética e 10% das circunstâncias de vida, 40% dependem de cada pessoa e do seu comportamento!

Com o reconhecimento de que é possível aprender a ser feliz, foram também identificadas estratégias simples que ajudam a treinar o cérebro para funcionar de uma forma mais “produtora de felicidade”.

Aqui ficam algumas dessas estratégias, que devemos praticar e ensinar desde cedo às nossas crianças:
- Exercitar a gratidão;
- Meditar;
- Praticar exercício físico;
- Praticar atos de altruísmo e bondade;
- Saborear as experiências positivas (utilizando os 5 sentidos!);
- Reservar tempos para refletir sobre a nossa própria experiência e aprendizagens;
- Cuidar das relações com os outros.

Como educadores, estamos muitas vezes treinados para pensar que o sucesso traz a felicidade. E como tal, incutimos a ideia de esforço e empenho, mesmo que implique algum “sacrifício”, para se poderem obter os resultados que “nos deixarão felizes (orgulhosos, satisfeitos, etc.)”. Mas não será a inversão deste paradigma mais interessante?

De facto, a investigação tem comprovado que o sucesso é mais vezes alcançado quando as pessoas cultivam ativamente a felicidade. Sabe-se hoje, por exemplo que o otimismo é um dos melhores preditores de sucesso empresarial, porque quando nos sentimos mais felizes e positivos, o nosso cérebro perceciona mais possibilidades e oportunidades.

Sendo assim, colocam-se dois grandes desafios a quem tem como missão educar (para a felicidade):
- Dedicar regularmente tempo (energia, recursos, etc.) a potenciar a felicidade dos nossos filhos/educandos. E não nos esgotarmos apenas a tentar assegurar os seus resultados escolares “sem mais”;
- Cultivar um estilo pessoal mais otimista e positivo, sendo antes de mais um bom modelo de bem estar e felicidade para os mais novos. Não esquecer que as crianças aprendem mais pelo que lhes mostramos do que pelo que lhes dizemos! "Children see. Children do"/ Criança vê, criança faz...
Isso é bem verdade como este anúncio tão bem ilustra...



Se a ciência atual nos mostra que a felicidade é uma escolha e uma necessidade do ser humano, devemos assumi-la também como uma responsabilidade:

- Para connosco próprios;
- Para com a nossa família e amigos;
- Para com as nossas organizações;
- Para com a sociedade.



Conteúdo desenvolvido por Alexandra Frias (Técnica Superior de Educação)
e Nuno Francisco Maia (Psicólogo) in Estrelas e Ouriços 2012 http://estrelaseouricos.familia.sapo.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...