Avançar para o conteúdo principal

Workshop " Receitas da Avó"

Com os objectivos de sensibilizar a comunidade para a preservação das tradições em termos gastronómicos., favorecer a mudança de hábitos alimentares, reconhecer práticas simples na confecção de alimentos e estabelecer relações entre diversas fases etárias de modo a promover a tradição gastronómica da região, na noite (20h) do próximo dia 27 de Novembro, a Escola EB 2/3 de Prado vai promover esta actividade “Receitas da avô”, na qual desejamos ter uma boa participação quer de alunos quer dos seus familiares.
Depois de um apurado trabalho de pesquisa e elaboração de trabalhos sobre os temas abordados (sopas, pão, doces e chás) os alunos e professoras envolvidos disponibilizarão informação sobre como poderemos confeccionar sopas simples e saudáveis, a importância que o pão deve ter na nossa alimentação, darão ainda a conhecer receitas de doces simples de confeccionar e ainda falarão sobre as propriedades medicinais de algumas plantas que poderemos utilizar para fazer chás.

A ideia é que os participantes possam provar todos estes sabores, estas “receitas da avó” e que as vão pondo em prática, ensinando os mais novos, enfim, mantendo a tradição …
Para que esta actividade tenha o sucesso pretendido, precisamos de contar com o empenho e a participação de toda a Comunidade Escolar e é nesse sentido que apelamos à participação de todos. Convençam as vossas mães e avós a participar, façam-nas sentir que ainda tem muito para ensinar aos mais novos e que nós estamos desejosos de aprender com elas.
Esta actividade está a ser coordenada pelas professoras Assunção Cunha, Paula Carvalhal e Isabel Macedo e pelos alunos das turmas Turma B 3 B, EFA (nocturno), 6ºB, 6ºC, 6ºE, 7ºC, 7ºE e CEF-Padaria/Pastelaria.

Comentários

Justino disse…
Eu estarei aí. Será um enorme prazer poder testemunar ao vivo os ensinamentos que os mais velhos têm para transmitir. Bem haja a todos os participantes.

Justino Oliveira

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género