Avançar para o conteúdo principal

O PODER DAS PALAVRAS...


Na nossa vida pessoal e profissional,   a COMUNICAÇÃO constitui-se como um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, factos, ideias, propostas, que nos ajudam a sentir um elemento assertivo,  ativo e eficaz  numa determinada organização e na Sociedade em geral.



Tentando contribuir para um reforço das nossa competências de Comunicação e para uma maior eficácia desse processo, iremos promover uma sessão de Formação,  integrada no projeto de cooperação com CLDS 3G de Vila Verde, no dia 14 de janeiro entre as 18.30 e as 20 horas, na Biblioteca Escolar.



 











A comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é o processo de criação de relações sociais entre pelo menos duas pessoas que participam num processo de interacção. A comunicação interpessoal, pode ser definida como o processo pelo qual a informação é trocada e entendida por duas ou mais pessoas, normalmente com o intuito de motivar ou influenciar o comportamento. O processo de comunicação acontece, quando duas pessoas interagem reciprocamente, colocando-se uma no lugar da outra. A interacção envolve, pois, uma incorporação de papéis recíproca, e uma empatia mútua de habilidades. Os objectivos da interacção são: um interligar-se com o outro, a completa habilidade de antecipar, prever e comportar-se de acordo com as necessidades recíprocas de um e de outro.
A impossibilidade de não comunicar origina que qualquer situação comportamental de duas ou mais pessoas seja uma situação interpessoal, uma situação de comunicação
Sob um ponto de vista racional e mecânico, o processo de comunicação poderia ser representado do seguinte modo:   
Pessoa A <-----------------------------------> Pessoa B
Ou seja, ?A? diz alguma coisa e ?B? ouve o que ?A? disse. Contudo, raramente as comunicações são assim tão simples. As comunicações são muito mais do que palavras ditas entre as pessoas. Todo o comportamento transmite uma mensagem. Quando estudamos o conceito de comunicação interpessoal, temos de examinar a relação interpessoal como um todo.
No exemplo representado atrás, ?A? transmite na interacção com ?B? muito mais do que o conteúdo da mensagem que deseja transmitir. Ele transmite-a como pessoa. ?A? tem uma imagem de si próprio como pessoa e tem também, embora em vários graus de especificidade e intensidade, um conjunto de atitudes e de sentimentos em relação a ?B?. A mensagem que ?A? dirige a ?B?, para além de um certo conteúdo, poderá conter uma série de pistas:
a) Sobre o modo como ?A? se sente como pessoa (por exemplo, confiante e seguro versus não confiante e inseguro); b) sobre o modo como ?A? sente ?B? como pessoa (por exemplo, amável e receptivo versus frio e fechado) e c) sobre o modo como ?A? espera que ?B? reaja à sua mensagem.
A focalização, até aqui, tem sido em ?A?, o emissor. Mas uma imagem reflexa opera em relação a ?B? no que se refere à sua imagem e às atitudes em relação a ?A?. Tudo o que ?A? transmitir (intencionalmente ou não) será recebido por ?B? através do seu conjunto de filtros perceptuais. Logo a resposta de ?B? a ?A? será em parte uma função do que ?B? ouviu. Porém ouvir é um processo selectivo, ouvimos o que queremos e esperamos ouvir.
 
O aperfeiçoamento das boas relações interpessoais é um dos objectivos decisivos na educação, podendo contribuir para a facilitação das relações com a família com os amigos, colegas, a relação com o professor ou com os diversos grupos sociais onde se vai inserindo e com a comunidade como um todo.

O desenvolvimento das relações interpessoais envolve o desenvolvimento da capacidade da relação com os outros, também em situação de conflito; e a criação de estratégias para a resolução desses conflitos interpessoais, devem constituir um conteúdo de intervenção educativa.
Definimos então comunicação interpessoal como um processo de interacção social recíproca entre duas ou mais pessoas, cuja relação poderá influenciar no comportamento, na motivação e no estado emocional do emissor ou do receptor. Tal processo ocorre nas relações das pessoas como sujeitos membros de um determinado grupo social e cultural. Este processo, pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interacção social, é sem dúvida fundamental para o homem, enquanto ser social e cultural.
GAAF / FOC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género