Uma comunicação adequada previne
problemas no relacionamento interpessoal, assim como a prática da MEDIAÇÃO DE
CONFLITOS, que valorizando os processos de cooperação, de respeito e de
reconhecimento do “outro”, contribuem para tornar mais harmoniosas e saudáveis as
relações e o ambiente escolar.
Nesse sentido e com o objetivo de
fomentar sistemas de qualidade e de boas práticas profissionais, realizar-se-à no dia 25 de janeiro mais uma sessão de formação para docentes, no âmbito da cooperação com o CLDS 3G de Vila Verde, que decorrerá entre as 18.30 e as 20 horas, na Biblioteca Escolar.
As profundas alterações sociais, as mudanças na política de
gestão organizacional das escolas, as alterações na carreira docente e
as exigências das famílias face ao papel que a escola deve desenvolver,
têm tido repercussão nas características actuais da conflitologia
presente no contexto escolar e no aumento do número de situações e
episódios conflituosos. Estas mudanças tornam fundamental a introdução,
no contexto escolar, de novas práticas que desenvolvam, nomeadamente, o
espírito de cooperação, o sentido de respeito pela diferença, o ideal de
justiça equitativa, com vista à criação de uma sociedade
de paz e de um ambiente de bem estar na escola, a par da necessidade de
introdução de estratégias de gestão positiva de conflitos. Alterar
comportamentos nas relações interpessoais capazes de promover a
resolução de conflitos através de sistemas que visam uma cultura de
diálogo, tais como a Mediação, é, pois, uma necessidade cada vez mais urgente na escola dos nossos dias.
A Mediação, enquanto meio construtivo de resolução de conflitos,
proporciona aos envolvidos um espaço ideal para promover, quer naqueles
que desempenham o papel de mediadores, quer naqueles que como mediados
trabalham em conjunto para a resolução dos seu problema, a capacidade de
respeito mútuo, de comunicação assertiva e eficaz, de compreensão da
visão do outro, de aceitação de uma diferente percepção da realidade. Na
mediação tomam lugar central os processos de cooperação, a valorização
do respeito e o reconhecimento do outro enquanto pessoa e ser total.
FOC / GAAF
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