Avançar para o conteúdo principal

Semana Europeia da Juventude

A Europa entrou na Escola...

Foi com enorme agrado que recebemos entre o dia 24 e 28 de Maio a visita de voluntários europeus que colaboram com a SOPRO numa atividade  que abrangeu todas as turmas do 3º ciclo,  na aula de inglês.


Foi uma atividade realizada em colaboração com os Departamentos de Línguas e de Ciências Sociais, que propiciou momentos de comunicação em inglês apesar dos voluntários terem já algum domínio do português. No primeiro dia contamos com uma voluntária italiana, psicóloga de formação, a Gaia, e nos restantes com um engenheiro mecânico turco, que colabora com a SOPRO num conjunto de projetos. Em todas as sessões teve também sempre presente e colaborou o Burak CAYCI, colaborador da SOPRO e mestrando de Educação Física na Universidade do Porto e responsável por este projeto.

Através de várias atividades dinâmicas e interativas estes jovens tentaram  proporcionar aos nossos alunos uma visão mais ampla e estruturada do Mundo , que os ajude a perceber que o Mundo é muito maior do que Prado e que a atual organização da Europa determina muito do nosso quotidiano, presente e futuro.


Apresentaram também os seus países em questões como a cultura, a musica, a dança, a gastronomia, o sistema educativo, os monumento mais representativos, etc.


Reforçaram ainda a importância do voluntariado nas suas experiencias pessoais de crescimento e foram unânimes em demonstrar  o quanto gostam do nosso país.  



Desejamos que também para os voluntários e para o técnico da 
SOPRO esta tenha sido  uma jornada de aprendizagem sobre a juventude portuguesa.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género