Avançar para o conteúdo principal

Operação Nariz Vermelho

 Vamos “meter o nariz” apoiando esta causa… Operação Nariz Vermelho

                                      

Dia do Nariz Vermelho está de volta para mais uma fantástica edição, cheia de novidades, para todas as instituições de ensino que queiram meter o nariz nesta campanha e ajudar a ONV a receitar alegria às crianças hospitalizadas. 

 

Também quer meter o nariz neste dia especial? 


O Dia do Nariz Vermelho é um dia especial onde as crianças aprendem a importância da solidariedade social. O propósito é levar a alegria para fora das paredes do hospital e dar a conhecer os Doutores Palhaços e o seu trabalho nas pediatrias, de uma forma divertida. Propomos assim que utilizem a boa disposição como remédio para o bem-estar físico e emocional de todas as crianças.

A proposta do GAAF é que associem a celebração do Dia da Criança de uma forma diferente, no qual a nossa participação pode fazer a diferença na vida de muitas crianças, associar esta data a uma causa solidária, a Operação Nariz Vermelho. Pretendemos que seja  uma iniciativa de sensibilização junto da população escolar para a importância da solidariedade social. É um dia diferente nas Escolas, em que se realizam diversas atividades que ao mesmo tempo divertem, educam e sensibilizam os alunos para as questões sociais e ao mesmo tempo contribuem para o BEM-ESTAR das crianças no contexto global de Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Violência.



Foi solicitada a visita de um Doutor Palhaço à escola entre os dias 10 de junho e 5 de Julho, que desejamos seja possível de concretizar, dando a conhecer O QUE FAZ O DOUTOR PALHAÇO, uma nova profissão, e a importância que um sorriso pode ter na vida de uma criança. Tudo isto numa mistura de alegria e brincadeira porque todos sabemos que enquanto brincam, as crianças desenvolvem diversas capacidades cognitivas. A divertirem-se ou a fazerem descobertas, as crianças sentem-se motivadas, recompensadas e felizes! Vamos explorar, em projetos e atividades divertidas, esta nova profissão!

 

Como podemos, nós escolas,  ajudar?  

Recolhendo fundos através da venda dos produtos solidários (Narizes, garrafas e lancheiras). Todos os fundos provenientes desta venda revertem 100% para esta missão.

EM 2018, O DNV foi assim: 450 ESCOLAS = 75.641 ALUNOS

O valor angariado pelas escolas em 2018 permitiu garantir a visita semanal de uma dupla de Doutores Palhaços a 4 hospitais durante 1 ano!

 

O que pedimos a cada docente é que acedam ao site  www.diadonarizvermelho.pt e/ou facebook

www.facebook.com/NarizVermelho/ , onde poderão encontrar não só informações mas também propostas de atividades, o desafio DNV, materiais e sugestões de atividades, etc…

Aos educadores, professores titulares de turma e Diretores de turma solicitamos que analisem com carinho a possibilidade de participar e incentivar os seus alunos a participar  nesta ação solidária.

Neste momento encomendamos:

·         narizes vermelhos (Donativo unitário igual ou superior a 2€) 

·         garrafas (Donativo unitário igual ou superior a 4€) 

·         lancheiras (Donativo unitário igual ou superior a 5€) 

Para além da campanha de angariação de fundos o objetivo desta ação passa também por utilizar A ARTE DO PALHAÇO como Ferramenta Educacional e A ALEGRIA como Estratégia para a Promoção da Saúde e enviamos uma apresentação em PowerPoint, que gostaríamos que  fosse apresentada aos alunos de todo o Agrupamento.

Entretanto quando for calendarizado pela entidade organizadora, o “nosso” Dia do Nariz Vermelho” gostaríamos muito de ver espalhados pelas escolas muitos NARIZES VERMELHOS, muita alegria e boa disposição.

Por favor, atentem ao nosso apelo e sejam SORRIDÁRIOS.

                                                                                                                                                                            GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género