Esta formação europeia está a ser também implementada junto de profesor@s e formador@s em outros países Europeus, tais como Grécia, Espanha, Itália e Reino Unid
Há jovens que estão mais preparados para refletir e, quem sabe, agir nas situações de violência no namoro apresentadas. Há outros que tendem a levar tudo como brincadeira ou piada e não perdem a oportunidade para polemizar. A tolerância à ambiguidade ficou bastante evidente quando os alunos estiveram a discutir sobre ser ou não o ciúme uma prova de afeto. As diferentes opiniões a respeito, bem como os variados “níveis” e formas de demonstração de ciúmes foram questionados pelos jovens. Já a flexibilidade e adaptabilidade surgiram nos trabalhos realizados em grupo, no qual precisaram debater ideias, ceder e adequar-se para conseguirem chegar a um resultado no curto espaço de tempo que tiveram para a produção criativa, e todos os grupos conseguiram atingir os objetivos previsto. Ficou nítido que avançaram no conhecimento da temática trabalhada, pelas respostas adequadas que deram às questões apresentadas no Quizz. Reagiram com tumulto nas atividades em grupo, mas ao mesmo tempo com alegria e boa disposição na apresentação para os colegas. Embora apresentem resistência a exporem-se em pequenos grupos, vale a pena insistir, pois acabam por se descobrir nestas práticas e revelam-se capazes para apresentações bastante criativas, com envolvimento
Os alunos mostraram uma atitude participativa, aderiram às dinâmicas
apresentadas, embora ainda apresentam algumas dificuldades na gestão
comportamental, carecendo da necessidade de desenvolver competências de
autocontrolo.
Constatei que os alunos adquiriram mais
conhecimento sobre a temática violência no namoro, os diferentes tipos de
violência e formas de resolução/atuação face à violência no namoro.
Palavras dos alunos (Focus group)
Relativamente ás atividades
aprendi enquanto representava; fizemos jogos, Visionamos e comentamos vídeos, contamos histórias, dançamos, fizemos quizes, miniteatros, debates, tivemos que tomar posição face a algumas declarações (concordo, discordo, não concordo nem discordo, não tenho opinião)
Aprendi que
Como reagir se viver alguma situação de violência ou como ajudar alguém nessa situação, a respeitar mais as pessoas pois não o que elas estão a passar, que todas as opiniões são válidas
Quais as maiores diferenças destas aulas?
não usamos cadernos e não é tão cansativo coo nas outras aulas, falamos de coisas diferentes, nas outras aulas só aprendemos matérias, são aulas mais interativas, nas quais somos mais participativos, são aulas fixes e diferentes, é mais divertido e educativo, na 1ºa sessão achei chato, mas agora estou a adorar.
Temas que gostariam de trabalhar em próximas oportunidades
Racismo e Homofobia
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