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Educação para a cidadania através do método dialético e do teatro



No seguimento da formação de professores realizada neste projeto EAR com a temática supra referida, realizada pelas professoras Isabel Macedo e Renata Flaiban, realizou-se posteriormente a implementação de um cenário educativo, como parte final da formação.  A escolha recaiu sobre o tema "Violência no Namoro", de acordo com o interesse manifestado pelo público alvo, a turma do 8ºD e decorreu durante 4 semanas na aula de Formação Cívica, durante o mês de Maio. 

Esta formação europeia está a ser também implementada junto de profesor@s e formador@s em outros países Europeus, tais como Grécia, Espanha, Itália e Reino Unid



Na fase de implementação tivemos um reforço muito importante na equipa, a colaboração da Psicóloga, Drª Fátima Rodrigues, que funcionou como observadora externa e responsável por registar as intervenções e produtos realizados pelos alunos durante as sessões, identificar quais as competências-chave desenvolvidas em cada sessão,   registar a reação do alunos e a sua adesão às várias dinâmicas propostas e o mais importante, proporcionar às docentes um feed-back no final de cada sessão, capaz de promover uma melhoria da sessão posterior.

Quanto ás competências mais desenvolvidas nas diversas sessões foram a cooperação , a capacidade de observação e a escuta ativa, a flexibilidade e a adaptabilidade, a tolerância à ambiguidade, o desenvolvimento de uma aprendizagem autónoma e principalmente o aperfeiçoamento de competências  linguísticas e de comunicação. 

Palavras das Professoras

Os alunos mostraram uma atitude participativa, aderiram às dinâmicas apresentadas, embora ainda apresentam algumas dificuldades na gestão comportamental, carecendo da necessidade de desenvolver competências de autocontrolo. Constatamos que os alunos adquiriram mais conhecimento sobre a temática violência no namoro, os diferentes tipos de violência e formas de resolução/atuação face à violência no namoro.  A turma é bastante conversadora e, por vezes, dispersa. Enfatizamos a busca de solução não violenta para o dilema apresentado na dramatização. A reação de participarem mais à vontade no aquecimento, e também de voluntariarem-se para dramatizar, parece-nos indicar progressos no sentido de aderirem com mais prazer às propostas desenvolvidas.

Há jovens que estão mais preparados para refletir e, quem sabe, agir nas situações de violência no namoro apresentadas. Há outros que tendem a levar tudo como brincadeira ou piada e não perdem a oportunidade para polemizar. A tolerância à ambiguidade ficou bastante evidente quando os alunos estiveram a discutir sobre ser ou não o ciúme uma prova de afeto. As diferentes opiniões a respeito, bem como os variados “níveis” e formas de demonstração de ciúmes foram questionados pelos jovens. Já a flexibilidade e adaptabilidade surgiram nos trabalhos realizados em grupo, no qual precisaram debater ideias, ceder e adequar-se para conseguirem chegar a um resultado no curto espaço de tempo que tiveram para a produção criativa, e todos os grupos conseguiram atingir os objetivos previsto. Ficou nítido que avançaram no conhecimento da temática trabalhada, pelas respostas adequadas que deram às questões apresentadas no Quizz. Reagiram com tumulto nas atividades em grupo, mas ao mesmo tempo com alegria e boa disposição na apresentação para os colegas. Embora apresentem resistência a exporem-se em pequenos grupos, vale a pena insistir, pois acabam por se descobrir nestas práticas e revelam-se capazes para apresentações bastante criativas, com envolvimento

Palavras da Psicóloga

Os alunos mostraram uma atitude participativa, aderiram às dinâmicas apresentadas, embora ainda apresentam algumas dificuldades na gestão comportamental, carecendo da necessidade de desenvolver competências de autocontrolo.

Constatei que os alunos adquiriram mais conhecimento sobre a temática violência no namoro, os diferentes tipos de violência e formas de resolução/atuação face à violência no namoro. Considero que a temática é muito atual e de crucial importância para os jovens alunos por forma a prevenir situações de violência no namoro. Outro fator que contribuiu para um bom funcionamento das várias dinâmicas foi a metodologia utilizada, sendo muito apelativas e interativas.

    


Palavras dos alunos (Focus group)

Relativamente ás atividades 

aprendi enquanto representava; fizemos jogos, Visionamos e comentamos vídeos, contamos histórias, dançamos, fizemos quizes, miniteatros, debates, tivemos que tomar posição  face a algumas declarações (concordo, discordo, não concordo nem discordo, não tenho opinião) 

Aprendi que

Como reagir se viver alguma situação de violência ou como ajudar alguém nessa situação, a respeitar mais as pessoas pois não o que elas estão a passar, que todas as opiniões são válidas

Quais as maiores diferenças destas aulas?

não usamos cadernos e não é tão cansativo coo nas outras aulas, falamos de coisas diferentes, nas outras aulas só aprendemos matérias, são aulas mais interativas, nas quais somos mais participativos, são aulas fixes e diferentes, é mais divertido e educativo, na 1ºa sessão achei chato, mas agora estou a adorar.


Temas que gostariam de trabalhar em próximas oportunidades

Racismo e Homofobia






Professoras Isabel Macedo, Renata Flaiban e Drº Fátima Rodrigues

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