Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Esta
data comemora-se anualmente a 3 de dezembro e tem como principal objetivo a
motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a
mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que
se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para todas as pessoas.
Se
o convívio socio-educacional, que é apenas o início do processo inclusivo, não
basta para que se mudem atitudes de preconceito e de discriminação e haja
respeito e aceitação de alunos e demais pessoas com deficiência, tão-pouco é
retirando ou mantendo-os privados do acesso à educação que surgirá uma
educação, uma sociedade que os respeitará, os incluirá. É garantindo-lhes o
acesso e permanência na educação e demais espaços socio-interativos, orientando
e esclarecendo alunos, pais, profissionais e demais pessoas sobre o direito de
alunos e pessoas com deficiência de frequentarem os mesmos ambientes sociais,
de usufruir dos mesmos bens, de exercer direitos e deveres cívicos, que se
combaterá o preconceito e discriminação.
Foram
apresentados aos docentes vários recursos a partir dos quais e através de “uma chuva de
ideias” solicitamos que explorassem com os alunos o que sabem sobre o assunto,
refiram os cuidados a ter com as crianças especiais, as “ajudas” necessárias
para ultrapassar as dificuldades de cada um e o que poderemos aprender com
esses alunos/pessoas, partindo do pressuposto que num Mundo Inclusivo, Todos
ganham…
O desafio colocado aos alunos seria usar um cartaz previamente elaborado para registarem as suas reflexões.
Ao longo da semana, nas aulas de Teatro, foram desenvolvidos jogos dramáticos experimentando os sentidos e as emoções.
Recursos propostos
VIDEO sobre uma Experiência social #nascemosinclusivos,que mostra que crianças mais novas tem mais facilidade de agir de maneira inclusiva: A questão é saber como a sociedade e os pais influenciam a atitude e a perceção das crianças? A Naked Heart Foundation quis responder a essa pergunta com um vídeo emocionante. A produção envolve um grupo de crianças de faixas etárias diferentes, que podem escolher entre duas salas repletas de jogos. Os espaços são idênticos e tem os mesmos brinquedos, mas em um deles está uma criança com Síndrome de Down e o outro está vazio. As crianças com menos de 5 anos não hesitam em correr para brincar com o colega, sem conseguir perceber as diferenças entre eles. No entanto, as crianças mais velhas vão para a sala vazia.
Quando
começam a escola, as crianças já estão começando a adotar os comportamentos e
opiniões dos adultos ao seu redor. No entanto, as crianças em idade pré-escolar
não percebem as deficiências e aceitam naturalmente pessoas que são diferentes
delas. Portanto, para garantir que a sociedade se torne mais inclusiva, os
pais devem explicar aos filhos que todas as pessoas são iguais, têm direitos
iguais e devem participar plenamente na sociedade, independentemente de suas
capacidades mentais ou físicas.
“As
crianças aprendem pelo exemplo e podemos dar-lhes um exemplo positivo! Deixe
seus filhos brincar, aprender e rir com todos os seus pares, sejam eles com
necessidades especiais ou em desenvolvimento típico, e veja que há mais que nos
une do que nos divide. Deixe-os fazer perguntas sobre deficiência mental e
física e esteja preparado para falar com eles sobre necessidades especiais sem
tornar este um assunto 'difícil'. Ensine às crianças o que elas nos
ensinaram.” - Natalia Vodianova, fundadora da Naked Heart Foundation.
Este curta-metragem faz parte de um esforço mais amplo de defesa da Fundação para aumentar a conscientização da sociedade a fim de mudar as atitudes em relação às pessoas com deficiências físicas e mentais e suas famílias., a iniciativa foi lançada pela primeira vez em março deste ano.
https://youtu.be/2Z8sCb018XQ Vídeo de cerca de 13 minutos sobre sensibilização para a Diferença
https://youtu.be/9KIedVj9Aoc Vídeo de 1 minutos, muito simples que fala sobre Inclusão de uma forma muito adequada aos nossos alunos.
https://youtu.be/fh5c28r8BbQ (apresentação muito curtinha, sobre o que pode ser deficiência). Este dia deve ser um marco da inclusão, trabalhar para que TODOS se sintam incluídos é fundamental para haja uma sociedade mais humana, mais evoluída. Faça a diferençaa
https://youtu.be/Jd3d92PFbGQ Pequeno vídeo para os mais novos sobre as diferenças de perspetiva com que cada um de nós vê o Mundo.
https://youtu.be/j4jp8AdwOIo O Som das Cores" é uma história, ela própria um hino à inclusão. Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) e que contém os abecedários em LGP e em Braile, para as crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente. Aqui, os surdos veem. Os cegos ouvem. E os outros desmistificam preconceitos, ao descobrirem que não é difícil comunicar com uma criança especial. Paula Teixeira, com este projeto inédito no mercado editorial português, por ser totalmente inclusivo, ensina a conjugar o verbo incluir em todas as suas formas.
https://youtu.be/KTxJu2NMUh0 ( videoclip sobre a história anterior
https://youtu.be/qTpL8flydWA História animada, sobre a importância (ou não) dos incentivos /conselhos de quem “assiste” à nossa vida.
Quando asseguramos os direitos
das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal
promessa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.
Ainda que haja muito por fazer,
temos visto um progresso importante na construção de um mundo inclusivo para
todos.
Em junho, lancei a Estratégia das
Nações Unidas para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de
aumentar os nossos padrões e melhorar o nosso desempenho ao para a inclusão de
pessoas com deficiência em todas as áreas do nosso trabalho e em todo o mundo.
Neste Dia Internacional, reafirmo
o compromisso das Nações Unidas de trabalhar com pessoas com deficiência para
construir um futuro sustentável, inclusivo e transformador, no qual todos,
incluindo mulheres, homens, meninas e meninos com deficiência, possam
compreender o seu potencial.
Estamos determinados a liderar
pelo exemplo.
António
Guterres, secretário-geral das Nações Unidas
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