Avançar para o conteúdo principal

Num Mundo Inclusivo Todos ganham…

 Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Esta data comemora-se anualmente a 3 de dezembro e tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para todas as pessoas.

Se o convívio socio-educacional, que é apenas o início do processo inclusivo, não basta para que se mudem atitudes de preconceito e de discriminação e haja respeito e aceitação de alunos e demais pessoas com deficiência, tão-pouco é retirando ou mantendo-os privados do acesso à educação que surgirá uma educação, uma sociedade que os respeitará, os incluirá. É garantindo-lhes o acesso e permanência na educação e demais espaços socio-interativos, orientando e esclarecendo alunos, pais, profissionais e demais pessoas sobre o direito de alunos e pessoas com deficiência de frequentarem os mesmos ambientes sociais, de usufruir dos mesmos bens, de exercer direitos e deveres cívicos, que se combaterá o preconceito e discriminação.

Foram apresentados aos docentes vários recursos  a partir dos quais e através de “uma chuva de ideias” solicitamos que explorassem com os alunos o que sabem sobre o assunto, refiram os cuidados a ter com as crianças especiais, as “ajudas” necessárias para ultrapassar as dificuldades de cada um e o que poderemos aprender com esses alunos/pessoas, partindo do pressuposto que num Mundo Inclusivo, Todos ganham…

O desafio colocado aos alunos seria usar um cartaz previamente elaborado para registarem as suas reflexões.

Ao longo da semana, nas aulas de Teatro, foram desenvolvidos jogos dramáticos experimentando os sentidos e as emoções.


Recursos propostos


VIDEO  sobre uma Experiência social #nascemosinclusivos,que mostra que crianças mais novas tem mais facilidade de agir de maneira inclusiva: A questão é saber como a sociedade e os pais influenciam a atitude e a perceção das crianças? A Naked Heart Foundation quis responder a essa pergunta com um vídeo emocionante. A produção envolve um grupo de crianças de faixas etárias diferentes, que podem escolher entre duas salas repletas de jogos. Os espaços são idênticos e tem os mesmos brinquedos, mas em um deles está uma criança com Síndrome de Down e o outro está vazio. As crianças com menos de 5 anos não hesitam em correr para brincar com o colega, sem conseguir perceber as diferenças entre eles. No entanto, as crianças mais velhas vão para a sala vazia.

Quando começam a escola, as crianças já estão começando a adotar os comportamentos e opiniões dos adultos ao seu redor. No entanto, as crianças em idade pré-escolar não percebem as deficiências e aceitam naturalmente pessoas que são diferentes delas. Portanto, para garantir que a sociedade se torne mais inclusiva, os pais devem explicar aos filhos que todas as pessoas são iguais, têm direitos iguais e devem participar plenamente na sociedade, independentemente de suas capacidades mentais ou físicas.

“As crianças aprendem pelo exemplo e podemos dar-lhes um exemplo positivo! Deixe seus filhos brincar, aprender e rir com todos os seus pares, sejam eles com necessidades especiais ou em desenvolvimento típico, e veja que há mais que nos une do que nos divide. Deixe-os fazer perguntas sobre deficiência mental e física e esteja preparado para falar com eles sobre necessidades especiais sem tornar este um assunto 'difícil'. Ensine às crianças o que elas nos ensinaram.” - Natalia Vodianova, fundadora da Naked Heart Foundation.

Este curta-metragem faz parte de um esforço mais amplo de defesa da Fundação para aumentar a conscientização da sociedade a fim de mudar as atitudes em relação às pessoas com deficiências físicas e mentais e suas famílias., a iniciativa foi lançada pela primeira vez em março deste ano.


 https://youtu.be/2Z8sCb018XQ   Vídeo de cerca de 13 minutos sobre sensibilização para a Diferença 

https://youtu.be/9KIedVj9Aoc      Vídeo de 1 minutos, muito simples que fala sobre Inclusão de uma forma muito adequada aos nossos alunos.

 https://youtu.be/fh5c28r8BbQ (apresentação muito curtinha, sobre o que pode ser deficiência). Este dia deve ser um marco da inclusão, trabalhar para que TODOS se sintam incluídos é fundamental para haja uma sociedade mais humana, mais evoluída. Faça a diferençaa

https://youtu.be/Jd3d92PFbGQ Pequeno vídeo para os mais novos sobre as diferenças de perspetiva com que cada um de nós vê o Mundo.

https://youtu.be/j4jp8AdwOIo O Som das Cores" é uma história, ela própria um hino à inclusão. Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) e que contém os abecedários em LGP e em Braile, para as crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente. Aqui, os surdos veem. Os cegos ouvem. E os outros desmistificam preconceitos, ao descobrirem que não é difícil comunicar com uma criança especial. Paula Teixeira, com este projeto inédito no mercado editorial português, por ser totalmente inclusivo, ensina a conjugar o verbo incluir em todas as suas formas. 

https://youtu.be/KTxJu2NMUh0  ( videoclip sobre a história anterior

https://youtu.be/qTpL8flydWA  História animada, sobre a importância (ou não) dos incentivos /conselhos de quem “assiste” à nossa vida.


 Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.

Ainda que haja muito por fazer, temos visto um progresso importante na construção de um mundo inclusivo para todos.

Em junho, lancei a Estratégia das Nações Unidas para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de aumentar os nossos padrões e melhorar o nosso desempenho ao para a inclusão de pessoas com deficiência em todas as áreas do nosso trabalho e em todo o mundo.

Neste Dia Internacional, reafirmo o compromisso das Nações Unidas de trabalhar com pessoas com deficiência para construir um futuro sustentável, inclusivo e transformador, no qual todos, incluindo mulheres, homens, meninas e meninos com deficiência, possam compreender o seu potencial.

Estamos determinados a liderar pelo exemplo.

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género