Avançar para o conteúdo principal

Mesmo à distância queremos assinalar o Dia Internacional da Paz e da Não Violência nas Escolas

 



Numa atualidade em que a violência atinge todas as idades com diferentes formas e conteúdos, em que vivemos tempos de incerteza e de ameaça à paz, vale a pena parar e refletir sobre como construir a paz. Não nos podemos conformar.

A construção da paz está sempre de braço dado com a justiça social. E a paz e a justiça social começam aqui, no local onde estamos. Por isso, não podíamos deixar de assinalar o dia 30 de janeiro em que se celebra a paz escolar e não violência.

APROFUNDANDO E COMPREENDENDO

Retomamos um recurso pedagógico já conhecido, adaptando algumas atividades para metodologias de ensino à distância, na tentativa de apoiar professores/as e educadores/as na transição para o digital.

Podem revistar ou conhecer a proposta Dia para Agir - Dia Escolar da Paz e Não-Violência aqui e descobrir as respetivas adaptações ao online aqui.

PARTILHANDO

O tema da violência, do bullying e racismo tem ocupado a preocupação de muitos/as docentes. Por isso, deixamos alguns recursos do Ministério de Educação sobre o bullying aqui; do Conselho Nacional de Educação sobre a educação antirracista aqui e da Unicef sobre a não violência aqui.

                                  

Para explorar com a comunidade escolar o tema do bullying e estratégias de o combater, visite o site Sem Bullying Sem Violência.


Também a Federação Portuguesa de Futebol e a Amnistia Internacional se juntaram para promover a ideia de Paz, Direitos Humanos e respeito por Todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...