do Agrupamento de Escolas de Prado, promoveu um novo workshop on-line.
Dinamizado pela terapeuta da fala Lara Araújo e intitulado
“Vamos Falar sobre Consciência Fonológica”, este workshop teve comoAo longo dos anos, vários têm sido os estudos que demonstram a influência
positiva do trabalho desenvolvido ao nível da consciência fonológica, isto é, à
capacidade de, conscientemente, prestar atenção aos sons da fala e não ao seu
significado, na aquisição da leitura e escrita. Já no ano de 1994 o investigador Adams,
conhecendo as dificuldades, que se colocavam a muitas crianças, em conseguir ler e
escrever e sabendo do impressionante efeito da consciência fonológica deixou a
seguinte questão: “De que estamos à espera para integrar jogos e atividades de
consciência fonológica no jardim de infância?”
Nesta linha de raciocínio, este workshop debruçou-se sobre a importância de se
promover, através do poderoso mundo do brincar, a competência que está,
definitivamente, de mãos dadas com o sucesso da leitura e escrita.
Comentários