Avançar para o conteúdo principal

Porto - Seminário "Mudanças com Arte" -22 de maio de 2013

Este foi o grupo de alunos e professores que representaram a nossa escola no Seminário final do "Mudanças com Arte", promovido pela UMAR e que tinha como objetivo a divulgação dos trabalhos elaborados pelos alunos das diferentes escolas que integraram esse  projeto neste ano letivo.



Querer respeito nas diferenças é um exercício a duas mãos...
um começa e o outro termina...


Aceitar e respeitar as diferenças faz toda a diferença na vida...





O Seminário realizou-se ao longo de 2 dias (21 e 22 de Maio) na Faculdade de Engenharia do Porto.
Foram apresentados trabalhos muito interessantes em diferentes e originais formatos : peças de teatro, recreação de um vídeo-clip "Where is the love?", videos, canções, poemas, e a nossa escola, respeitando a melhor tradição local apresentou um painel de "lenços de namorados", nos quais foram destacadas algumas frases referentes aos temas do racismo, dos preconceitos e dos estereótipos, bem como algumas frases de autores célebres sobre a mesma temática.
As apresentações dos trabalhos eram intercalados com pequenas intervenções de responsáveis de Escolas e Instituições, contextualizando a necessidade sempre evidente de se trabalhar estas temáticas nas escolas e realçando o bom trabalho realizado por professores e alunos.
Nos diversos paineis foram abordadas as seguintes questões:
 
Quanto mais me amas, + gosto de ti, 
A Violência não é o meu género, 
Quem ama, não maltrata
Ciúme não é amor Pela Igualdade de Género, 
Viver com as diferenças; 
Em busca da Igualdade
Protagonistas da Mudança: + cidadania - violência;



Além dos "lenços de namorados" os nossos alunos das turmas do 7ºA, 7ºB e 7ºC apresentaram também vários filmes, uma canção pelo Tiago (7ºA) e uns folhetos sobre a temática da Violência, tanto em contexto escolar como no namoro.

Os alunos puderam assim expressar da  forma  que melhor souberam todos os conceitos e conteúdos abordados nas sessões realizadas desde o início do ano  com a Drª Cecília Loureiro, a quem os alunos da nossa escola agradeceram no Seminário por todo o apoio que lhes prestou ao longo do trabalho, bem como aos professores que, na escola, os apoiaram e incentivaram para a realização dos seus projectos.
 



Igualdade está escrita nas entrelinhas da palma da mão. O aperto entre elas não diferencia, aproxima... 


As diferenças devem ser compensadas por uma única igualdade: o respeito mútuo.


Viver a diferença é trabalhar para a igualdade.





O importante é deixar plantada nos alunos a semente , para que propaguem a mensagem de igualdade, respeito pela diferença, tolerância e não-violência.
Os alunos participaram empenhadamente nesta atividade e agradecem à direcção da Escola,  que financiou o transporte e adquiriu os materiais necessários e aos professores que os apoiaram e acompanharam,  a possibilidade de participar neste Seminário, onde puderam demonstrar as suas competências e divulgar o seu trabalho perante uma plateia animada e recheada de jovens alunos de várias escolas.
Foi o ano de "estreia" da nossa escola neste projeto, mas foi uma aposta ganha e os trabalhos apresentados, bem como o comportamento dos nossos alunos, deixaram-nos extremamente orgulhosos.
Mais importante que as produções artísticas apresentadas foi todo o processo que os motivou, as reflexões, o trabalho realizado por alunos, professores e técnicos da UMAR.
A mensagem mais ouvida aos jovens convidados e artistas neste Seminário foi "Que sejam todos felizes" e é nessa procura de felicidade para todos que encontramos a Escola,  que deseja também dar o seu contributo para a felicidade de cada um em particular e da Sociedade em geral.

Ou como disse uma jovem aluna do 9ºano da Escola Augusto GIl (Porto) 
" desejo-vos que encontrem o AMOR e o espalhem..."

Comentários

Cecília disse…
Como estou orgulhosa dos " nossos meninos e meninas do 7º A, B e C... maravilhosos/as, fiquei com o coração cheeinho de amor, alegria e esperança de que eles/elas possam ser motores para a Mudança de uma sociedade mais tolerante e pacífica!
Obrigada Drª Isabel Macedo pelo seu trabalho e envolvimento pela mudança em prol da igualdade e da saúde ( física e psicológica) dos/as jovens.
Agradeço também toda a ajuda dos/as docentes pelo empenho e dedicação.
Parabéns Escola de Prado !

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género