Avançar para o conteúdo principal

Era uma vez... Os professores também precisam de ouvir histórias...

Todos somos atraídos por histórias. É inevitável. A empatia que se cria ao longo de uma história é essencial para a nossa felicidade e sobrevivência. Somos criaturas sociais, que precisam de se relacionar com outras pessoas e criar empatia nessas relações. Não é novidade: contamos histórias desde os tempos em que os nossos ecrãs eram paredes de pedra, em cavernas.


Contar histórias tem mais implicações neurológicas do que à partida possamos imaginar. Vários estudos cientificos  provam a importância de uma boa história para o bem-estar e saúde mentais, que são valores que desejamos "semear" entre a nossa comunidade docente e que estão mais habituadas a contar histórias aos seus alunos mais do que ouvir historias que lhes são oferecidas.

O segredo passa por contar histórias que não sejam demasiado fictícias ou comerciais. O importante é captar a atenção pela genuinidade e pela noção de humanidade. Conseguir transmitir veracidade é abrir a porta ao triunfo de uma história.

Contar histórias pode parecer uma ferramenta antiquada. E é. Mas é por isso mesmo que é tão poderosa. A vida acontece sobre as histórias que contamos uns aos outros. E o que a torna ainda mais interessante é a emoção que colocamos em cada história. Narrar dados pode persuadir as pessoas, mas não as motiva a agir. Para isso, é necessário envolver uma perspetiva pessoal e emotiva na narrativa, para que a imaginação do ouvinte seja interpelada e, posteriormente, o leve a agir.


Esperamos que tenham apreciado... toda a equipa GAAF, mas especialmente a Renata colocou todo o seu empenho, entusiasmo e amor nestes momentos  dedicados especialmente a si, que é professor no AE de Prado e que todos os dias faz um excelente trabalho.

                                                                                                 Equipa GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...