Avançar para o conteúdo principal

Abril, Mês da Prevenção contra os maus tratos de crianças e adolescentes I

 

Em Abril assinala-se o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. 



Qualquer criança ou jovem pode ser alvo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual, presencialmente ou em contexto online, independentemente da sua idade, sexo ou estatuto socioeconómico. No entanto, não tem de ser “para sempre”. 

Todos nós podemos e devemos ajudar a 

parar este flagelo.

     

Aqui fica um registo de algumas atividades e recursos usados com os nossos alunos ao longo deste mês para abordar e desenvolver esta temática.


A professora de Teatro Renata Flaiban tem ao longo deste mês narrado a história “Os passarinhos da figueira”, com o Grupo de Teatro Rodamoinho para as turmas do 1º ciclo. Segue aqui o link:                                                        

https://www.youtube.com/watch?v=NbVPORG1AYE

                                                                                            

A história infantil Não Me Toca, Seu Boboca! É a historia de uma coelhinha super fofa chamada Ritoca e que conhece o Tio Pipoca. Conta de forma lúdica a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la.                               https://youtu.be/gXN0PfbuZss

 

Dividido em três capítulos, o vídeo conta a história de uma raposa desconhecida que tenta convencer crianças a estarem a sós com ela e as deixa com medo e constrangidas. A produção faz parte de uma série de materiais produzidos pela Visão Mundial para fortalecer as capacidades de crianças e adolescentes de identificarem situações de risco e se auto protegerem. O vídeo é ideal para trabalhar diretamente com as meninas e meninos em sessões seguidas de uma roda de conversa. Os capítulos são: 1. Cuidado com a raposa: é possível prevenir 2. Meu corpo é meu tesouro 3. O valor de pedir ajuda     

                                                                   https://youtu.be/VEI-fotjpYg

       Infográfico Animado - Violência Intrafamiliar Infantil    https://youtu.be/R-k1Fl39FZQ

 

Algumas alternativas aos maus-tratos infantis que podem ser usadas na educação de crianças preservando a autoestima, e a saúde mental delas e dos cuidadores.

 https://youtu.be/T_xyXSUaeMg

 

A nossa sugestão de trabalho com as turmas passaria por fazerem um tik tok com frases escritas pelos alunos  e depois enviarem para o gaaf@aeprado.pt para divulgarmos no blog, site e Facebook da escola.

Poderão  também aceitar o desafio lançado pela CPCJ de Vila Verde, o concurso “ Faz o teu laço azul” (documento enviado pelo Diretor) .

Para terminar o mês, gostaríamos que no dia 30 todos os elementos da Comunidade Educativa usassem roupa azul e construíssem um laço gigante empunhando cartazes  com alguns dos slogans elaborados na aula.


 


Equipa GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género