Desafiamos o grupo de docentes do agrupamento a participarem na ação, “Cultivar Mindfulness no Contexto Educativo”, sendo que estes responderam de forma significativa, estando presentes 70 docentes do agrupamento.
A formadora convidada foi Joana Carvalho, psicologa educacional e Mestre em Psicologia com especaliadde em stresse bem-estar.
A
relação de apoio do professor ao aluno constitui um preditor do envolvimento e
do sucesso educativo deste. No entanto, os professores percecionam a sua atividade
como muito stressante, revelando que as
dificuldades na gestão da relação com os alunos constituem um fator fundamental
na explicação destas reações de mal-estar dos docentes.
Tendo em conta todas estas exigências profissionais, e ainda as
exigências sócioemocionais que envolve o processo de ensino-aprendizagem,
tornou-se fundamental por parte dos professores, sendo que os mesmos foram
demonstrando esta necessidade, receberem formação específica sobre como lidar
com estes aspetos na sala de aula ou serem alvo de intervenções promotoras das
suas próprias competências sócioemocionais (autoconsciência, consciência
social, tomada de decisões responsáveis, autocontrolo e gestão dos
relacionamentos).
A
utilização de intervenções baseadas em mindfulness, melhora as competências de
ensino e de gestão do stress relacionado com o trabalho dos professores, sugerindo
este tipo de intervenções promove o bem-estar, e as competências de atenção e de regulação emocional e reduz os
níveis de stress e ansiedade dos professores.
Esta
ação de curta duração criou a necessidade de aprofundar estas estratégias,
estando neste momento a ser desenvolvido junto de 30 professores, uma formação
aprofundada e contínua com a duração de 30 horas, que teve início em 18 de Julho a cuja sessão dizem respeito as seguintes fotos:
GAAF
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