Avançar para o conteúdo principal

Formação “Cultivar Mindfulness no Contexto Educativo”


 Tendo por base que os professores, na escola, têm um papel fundamental na aprendizagem das crianças e jovens e são um dos principais agentes do sucesso educativo. 



 

Desafiamos o grupo de docentes do agrupamento a participarem na ação, “Cultivar Mindfulness no Contexto Educativo”, sendo que estes responderam de forma significativa, estando presentes 70 docentes do agrupamento.
A formadora convidada foi Joana Carvalho, psicologa educacional e Mestre em Psicologia com especaliadde em stresse bem-estar.




 A relação de apoio do professor ao aluno constitui um preditor do envolvimento e do sucesso educativo deste. No entanto, os professores percecionam a sua atividade como muito stressante, revelando que as dificuldades na gestão da relação com os alunos constituem um fator fundamental na explicação destas reações de mal-estar dos docentes.  


 


Tendo em conta todas estas exigências profissionais, e ainda as exigências sócioemocionais que envolve o processo de ensino-aprendizagem, tornou-se fundamental por parte dos professores, sendo que os mesmos foram demonstrando esta necessidade, receberem formação específica sobre como lidar com estes aspetos na sala de aula ou serem alvo de intervenções promotoras das suas próprias competências sócioemocionais (autoconsciência, consciência social, tomada de decisões responsáveis, autocontrolo e gestão dos relacionamentos).



A utilização de intervenções baseadas em mindfulness, melhora as competências de ensino e de gestão do stress relacionado com o trabalho dos professores, sugerindo este tipo de intervenções promove o bem-estar, e as competências de atenção e de regulação emocional e reduz os níveis de stress e ansiedade dos professores.




Esta ação de curta duração criou a necessidade de aprofundar estas estratégias, estando neste momento a ser desenvolvido junto de 30 professores, uma formação aprofundada e contínua com a duração de 30 horas, que teve início em 18 de Julho a cuja sessão dizem respeito as seguintes fotos:




 GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género