Avançar para o conteúdo principal

A nossa escola em dia de Corta Mato


O evento começou há muito pois, para além da parte que é mostrada superficialmente, ou seja, a preparação, que vista do lado de fora se resume à colocação das fitas a marcar e a delimitar o caminho, o restante percurso de preparação é bastante comprido...
Os professores elaboram o regulamento, recolhem e organizam as inscrições, dividindo-as pelos vários escalões etários, preparam todo o material necessário em termos logísticos para a realização do evento, solicitam o apoio médico, encomendam lanches, gravam as medalhas, enfim…não fossem eles “verdadeiros atletas”  já chegariam ao dia do corta mato, não cansados, mas exaustos…


No dia 29 de Janeiro, de manhã bem cedinho, eram eles os únicos a manterem a calma na EB de Prado, para contrastar com o alvoroço e a euforia dos alunos, que se apresentaram no local bem antes da hora marcada, sendo ainda repescados para colaborar nas últimas tarefas de organização (disposição do “funil”, secretariado, fiscalização do percurso, etc).


 Neste ano tivemos como novidade a participação dos alunos do 4ºano do Centro Escolar de Prado, que desde Setembro são nossos vizinhos e que vieram colorir, com a sua animação e entusiasmo, esta edição 2014 do corta-mato escolar.

Depois de um acolhimento geral no Pavilhão, com direito a música e tudo, onde foram distribuídos os dorsais e prestadas todas as informações necessárias aos participantes, realizaram-se as várias corridas, divididas por escalões etários e sexo e que contaram, no total, com mais de 200 participantes.


 Será que todos participaram porque se queriam aquecer devido ao frio ou porque todos gostam de se sentir os protagonistas do dia, ao passar a meta? 


Mesmo podendo haver percalços, tudo correu com a máxima segurança, debaixo do olhar atento dos bombeiros, dos professores e dos colegas que pretendiam incutir uma dose extra de energia aos atletas, com os seus gritos de incentivo e todos devem aproveitar esta participação para aprender que o esforço compensa e refletirem sobre o esforço que desenvolveram durante a corrida, percebendo se poderiam ter apostado num maior empenho, coragem e melhor classificação para que, numa próxima oportunidade, possam melhorar o seu desempenho.



No entanto a mensagem chave para todos é que, para além dos possíveis resultados, o facto de terem participado e não desistido foi já uma grande vitória.









Foi mais um dia cheio de emoção, sorrisos, cansaço e algumas (poucas) lágrimas para uns (poucos) a quem o dia não correu como esperava...




Depois de recuperarem as forças e de lanchar, chegou a hora da consagração dos vencedores, da entrega das medalhas aos 3 primeiros classificados de cada corrida e da informação sobre quais os atletas apurados para representar a escola no Corta Mato distrital do Desporto Escolar que decorrerá em Guimarães no dia 14 de fevereiro próximo.





Agradecemos aos Bombeiros Voluntários de Vila Verde o apoio prestado, aos Assistentes operacionais que neste dia também tiveram trabalho extra e à Associação de Estudantes que auxiliou na montagem e assegurou a fiscalização do percurso durante toda a manhã e sentimos que o trabalho de todos foi recompensado com o empenho, atitude e entusiasmo revelado pelos participantes.



Estamos todos de parabéns...



O Subdepartamento de Educação Física 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...