Formação para pais e Encarregados
de Educação
Na
manhã do dia 26 de Janeiro, sábado, a equipa da Educação para a Saúde deste
Agrupamento irá promover uma sessão de formação sobre 1ºs Socorros com a
Enfª. Cristina Duarte e com a Dr.ª Eduarda Bastos, aluna da especialidade de
saúde infantil e pediátrica, da UCC de Vila Verde e uma outra ação de
sensibilização dinamizada pelo responsável pela supervisão do
Centro de Atendimento do Porto, Dr. Nuno Machado sobre a existência e a
utilização da Linha Saúde 24, um recurso
que a Escola tem como parceiro para responder às questões de emergência
ocorridas no Agrupamento e que entende merecer ser devidamente divulgada também
junto das famílias.
Primeiros socorros são uma série de procedimentos simples com o
intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns
com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico
especializado.
O melhor é obter treino em primeiros socorros antes de se precisar usar os
procedimentos em quaisquer situações de emergência.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais
comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos,
atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais,
acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal:
apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc.
Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o
atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e
preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.
Os primeiros
socorros são a primeira ajuda ou assistência dada a uma vítima de acidente ou
doença súbita antes da chegada de uma ambulância ou médico.
A finalidade
dos primeiros socorros é:
- Preservar a Vida;
- Evitar o agravamento do estado da vítima;
- Promover o seu restabelecimento.
Saúde 24
O que é?
A Linha
Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às
necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para
ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização
dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as
instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.
Alicerçado
em elevados níveis de disponibilidade que minimizam as probabilidades de falha,
a Linha Saúde 24 contribui também para uma maior eficácia e eficiência do
sector público da saúde, permitindo desta forma libertar os médicos e
enfermeiros - em centros de saúde e hospitais - para os casos que realmente
necessitam da sua atenção.
O
atendimento é efectuado por enfermeiros qualificados e devidamente formados
para dar o melhor aconselhamento/ encaminhamento ou ajudar o Utente a resolver
a situação por si próprio.
·
Pode evitar uma deslocação desnecessária;
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Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano;
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Aconselhamento por profissionais especializados;
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Serviço de acesso universal;
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Atendimento rápido, fiável e cómodo;
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Acesso a informação de saúde;
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Esclarecimento de dúvidas sobre saúde.
Disponível
24 horas por dia, compreende os seguintes canais de acesso:
- Telefone – através de um número único nacional (808 24 24 24), com o custo de chamada local;
- Website (www.saude24.pt);
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