Avançar para o conteúdo principal

Arranque das Sessões do projecto Mudanças com Arte

Jovens protagonistas na prevenção da Violência de Género nas Escolas   


... expressar a suas ideias e sentimentos e tornar estes/as jovens,actores protagonistas das suas próprias mudanças... 
Tiveram já início as sessões deste projecto que integra as turmas A , B e C do 7ºano e que são dinamizadas pela Drª Cecília, da UMAR, entidade responsável por este programa de intervenção junto da população escolar. 
Nesta 1ªsessão de cada grupo/turma, que decorreu no passado dia 3 de Janeiro foi realizada a apresentação da UMAR e do projecto Mudanças com Arte, da técnica responsável pela sua implementação e dos alunos, aplicada uma avaliação inicial e feito um levantamento dos temas que os/as jovens gostariam de ver tratados nas seguintes sessões.

Para quem se questiona sobre o porquê da implementação deste projecto com os alunos da nossa Escola, a justificação vai ficando aqui registada ao longo de algumas mensagens que irão acompanhar o desenvolvimento do projecto usando  as palavras que integram o Manual para docentes disponibilizado após a 1ª edição deste Projecto, que decorreu entre 2008 e 2010.

Nos últimos anos, a violência tem sido analisada também como um problema educacional, seja pela sua emergência dentro da própria Comunidade escolar -Violência na escola- seja pela consciência das relações que se estabelecem entre a violência na Escola e o comportamento social.
O género é determinante dos padrões de relacionamento entre homens e mulheres , daí que a violência de género implique pensarmos que é uma violência que deriva da construção social e cultural do masculino e do feminino.

 
Prevenir a violência de género e trabalhar a igualdade é um processo educativo que visa aumentar a consciência dos/as jovens sobre a sua própria sociedade , cultura , e que envolve comportamentos, sentimentos, valores, experiências e acções.


O exercício dos direitos humanos e da igualdade elimina os pensamentos e agires discriminatórios, que representam um obstáculo à plena participação das raparigas e dos rapazes, e portanto servem como um impedimento para realizarem todo o seu potencial.
No entanto a prevenção da violência é um caminho comum para docentes e discentes.
Exige que os/as jovens desenvolvam competências sociais e pessoais, que ganhem uma consciencia critica face ás desigualdades vivenciadas por si, e por uns e outras no seu dia-a-dia, e que cada um seja capaz de desafiar os estereotipos de género taõ enraizados e transmitidos nas famílias, como se de um valor se tratasse.
 
Mas também requer que os/as docentes  estejam dispostos a fazer uma análise e uma reflexão consciente dos seus actos, atitudes e comportamentos. Eles/as devem reconhecer as influências dos seus próprios preconceitos, comportamentos e atitudes, libertarem-se dos seus receios de mudança e serem capazes de os transformar, de modo a assegurar que as escolhas e opções sejam dos seus alunos e alunas, dentro do possível, responsáveis, livres e abertas.
Através do desenvolvimento de competências de cooperação, comunicação e analise critica, pretende-se que as aprendizagens de cada jovem tenham impacto para além de cada um/a.
Quando os/as jovens aprendem a  expressar e comunicar as suas razões, frustrações e sentimentos, estão mais capazes para promover climas de Paz, de pensamento e de  não agressividade e são capazes de os desenvolver não só na escola ,mas também em casa e na comunidade , isto é nos diversos contextos onde se inserem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...