Avançar para o conteúdo principal

Encontro Nacional DROPI


          Encontro   Nacional DROPI

 

No 13 de Maio de 2023, realizou-se o Encontro Nacional DROPI, na Associação Nacional de Jovens Empresários, no Porto.

Neste encontro, aceitamos o convite da Associação Unificar, para apresentarmos o caminho que a comunidade escolar do Agrupamento Escolas de Prado tem feito com este canguru das emoções.

Através do tema “DROPI no Prado”, partilhamos o facto de dinamizarmos este programa de desenvolvimento emocional para crianças, desde de 2017, tendo sido a primeira escola a fazê-lo a nível nacional, deixando-nos muito orgulhosos.

De uma forma precoce entendemos que a literacia emocional/emoções são fundamentais para qualquer processo de aprendizagem, mas principalmente, para permitirmos espaços seguros e de confiança onde as crianças possam partilhar e aprender a estar mais conscientes sobre o que sentem, munindo-as de algumas estratégias a utilizar na sua gestão emocional, tendo como inspiração o DROPI.

Neste encontro, partilhamos os caminhos, desafios e forças exteriores/interiores. Refletindo sobre os mesmos, numa partilha muito enriquecedora e questionadora de como continuar a melhorar, celebrando os pequenos passos e feitos.

Neste momento, iniciamos no agrupamento, grupos de Parentalidade DROPI, para que a intervenção seja sistémica, envolvendo os vários agentes da comunidade escolar, através de uma relação de proximidade entre escola e família. Para que todos juntos, possamos Dar o Salto com o DROPI.

Susana Fernandes, Técnica de Serviço Social do AE Prado



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género