Avançar para o conteúdo principal

Solidariedade em ação...

A Nova Associação de Estudantes já está em ação... colaborando com a Campanha "Dar é Fixe" e organizando uma recolha de alimentos.




Para desenvolver a solidariedade é preciso ter um comportamento social solidário, que não seja baseado na competição, mas sim pela colaboração e um pensamento pautado na coletividade. Um comportamento social solidário ocorre quando um trabalho é executado com a participação de todos, direta ou indiretamente, sendo o diálogo fundamental para que ele ocorra.

Uma citação de Paulo Freire sobre a importância do diálogo para a solidariedade reforça a ideia de que é preciso considerar os outros como a si mesmo para um comportamento solidário:

“A autossuficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncias do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber ser tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais” .

Assim, de modo geral, a solidariedade envolve empatia, colaboração, coletividade, união, igualdade, trabalho em equipe, humildade, respeito, diálogo, doação, interação e democracia.

Como podemos ser solidários na escola?

A solidariedade  constrói-se em cada pessoa, a partir de sua própria estrutura e da representação que ela tem da realidade na sua interação com o meio, pois as vivências sociais influenciam na forma como vemos, sentimos e agimos diante das experiências. A escola é um desses ambientes, pois nela ocorrem muitas experiências sociais e afetivas, que levam os alunos a reconhecer o outro como seu semelhante, que possui as mesmas necessidades e os mesmos direitos e deveres.

Por mais que a estrutura do aluno construída pelas experiências pessoais e ensinadas pela família não tenha lhe oferecido noções de solidariedade, o meio pode contribuir para a aquisição desta virtude. Dessa forma, estimular as interações e as relações no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento da solidariedade na formação dos alunos, partindo da consciência de que todos estão lá como iguais para aprender. Assim, a solidariedade se manifesta quando algum aluno apresenta alguma dificuldade e precisa da compreensão e ajuda dos outros para conseguir superá-la com base na empatia e noção de que em algum momento todos podemos precisar de ajuda.

GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...