Decorreu no passado dia 23 de Maio na EB de Prado, uma sessão de trabalho/formação dinamizada pela Associação UNIFICAR , com o objetivo de apresentar este projeto e capacitar os professores e técnicos presentes como agentes de prevenção e multiplicadores do mesmo.
A formadora foi a Sofia Mexia Alves, que colaborou connosco anteriormente connosco enquanto elemento da PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados), e que agora participou enquanto Presidente da Associação UNIFICAR,
instituição que está incubada na SocialSpin – UCP.Porto e que criou e divulga o Programa Dropi que é um programa de desenvolvimento socio-emocional e promoção de valores!
|
|
|
|
|
|
|
| Participaram
nesta formação duas docentes (Paula Martins e Isabel Macedo), a Susana
Fernandes (Técnica de serviço social do Agrupamento) e dois técnicos do
projeto CigaGiro, Mónica e Raúl. | |
É intenção do GAAF promover posteriormente um momento de formação para um grupo mais alargado de professores interessados .
É mais uma ferramenta, uma estratégia para ajudar os nossos alunos a terem vidas mais saudáveis e
equilibradas com os reflexos positivos que podem daí trazer para o seu bem estar e para a melhoria do ambiente escolar...
GAAF
E quem é o DROPI ?
O Dropi é uma personagem que através do seu corpo, da sua
linguagem, da sua história e da sua maneira de viver pretende influenciar
outras pessoas no sentido de terem vidas mais saudáveis, positivas e
equilibradas.
O Dropi tem um corpo de canguru e tem umas antenas
compridas, que lhe permitem ouvir os sons mais longínquos. O canguru é um
mamífero marsupial, que se caracteriza por ter as patas traseiras muito
desenvolvidas e a presença de uma bolsa (nas fêmeas) na qual os filhotes
completam o seu desenvolvimento. O Dropi vive em comunidade, sabe que depende
dos outros para sobreviver e é um “expeditor”, ou seja, é “os olhos e os
ouvidos de uma comunidade”. Ele representa a responsabilidade, amor, cuidado,
liberdade, união e partilha.
Esta personagem, através de diversos instrumentos e
ferramentas, tem como objectivo concreto prevenir comportamentos de risco,
nomeadamente na infância e adolescência.
O jogo, as histórias infantis, os objectos simbólicos são
ferramentas cativantes e eficazes na prevenção de comportamentos de risco –
através de actividades lúdicas, as crianças aderem mais facilmente aos conteúdos e às
estratégias que se pretendem promover, conseguindo pô-las em prática de forma
mais simples e concreta.
|
Comentários