A intervenção da Saúde na
Escola deve traduzir-se em resultados, ganhos em saúde, aumento do nível de
literacia em Saúde e utilização apropriada dos serviços de saúde. As ações
devem percorrer, idealmente, de acordo com o manifesto da Direção Geral de
Saúde, todo o ciclo de vida escolar dos alunos, desde a educação Pré escolar ao
ensino secundário e envolver a comunidade educativa como um todo, alunos,
professores, pais, técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais. A
cultura de segurança envolve reflexão e aprendizagem com vista ao
desenvolvimento de sentimentos positivos, que levem a encarar a segurança como
uma responsabilidade partilhada, relativamente à qual a comunidade educativa
deve assumir um papel ativo. De acordo com a Direção Geral de Saúde,
“particularmente para a comunidade escolar, a diminuição do número de acidentes
escolares é crucial, mas, quando estes ocorrem, é igualmente importante saber
agir e conhecer as técnicas de prestação de primeiros socorros e de Suporte
Básico de Vida que reduzam a gravidade e as consequências das lesões” (DGS,
2013).
Esta será uma oportunidade para aprender os pequenos
gestos que podem salvar uma vida. Parece fácil mas, por exemplo, ligar para o
112 tem muito que se diga. E o que fazer enquanto não chega a equipa de
emergência médica? Como detetar os sinais vitais ou como proceder no caso de estarmos
perante uma vítima inconsciente? Se estiver em paragem cardiorrespiratória,
será que não podemos fazer nada até que chegue um enfermeiro ou um médico? Para
todas estas situações há procedimentos que qualquer pessoa com alguma formação
pode realizar e que podem fazer toda a diferença entre a morte e a vida.
Depois de termos realizado na Semana da Saúde
sessões sobre “1ºs Socorros” destinadas a alunos do 9ºano e Assistentes
Operacionais surge agora a oportunidade de uma colaboração com o INEM e realizar
no dia 2 de junho, formação sobre SBV, destinada a alunos do 9ºano, docentes e
não docentes de todo o agrupamento.
O SBV tem por objetivo reconhecer as
situações de perigo de vida iminente, saber pedir ajuda e saber iniciar, de
imediato, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da
circulação, de modo a manter a vítima viável até que possa ser instituído o
tratamento médico adequado e, eventualmente, se restabeleça a ventilação e
circulação. Esta ação tem como objetivos ministrar o conteúdo teórico-prático
para a competência em SBV com o programa de formação acreditado pelo INEM e a
aquisição da competência para realizar o algoritmo SBV.
Enquanto instituição será uma enorme
mais-valia para este agrupamento ter os seus alunos e profissionais habilitados para
intervir eficazmente em caso de necessidade, melhorando assim o nível de
segurança de todos quantos frequentam os nossos estabelecimentos de ensino, por
isso apelamos à participação de todos.
Equipa PES / GAAF
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