Avançar para o conteúdo principal

INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE CERVÃES

Imprimir e-mail

dscn0559.jpgO Município de Vila Verde inaugurou, no dia 1 de dezembro, o Centro Escolar de Cervães, numa cerimónia que foi presidida pelo   Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e que contou com envolvimento de toda a comunidade escolar que abrilhantaram a cerimónia com canções, danças, textos e uma largada de balões. A sessão contou, ainda, com a presença do Delegado Regional da DEGEstE-Norte, Dr. José Mesquita, da Vereadora da Educação, Dr.ª Júlia Fernandes, dos vereadores do executivo municipal, do Presidente da Junta de Freguesia de Cervães, Engº Hélder Forte, do Diretor do Agrupemento de Escolas de Prado, Prof. José Peixoto, do Reverendo Pároco de Cervães, P.e José Manuel Fernandes, do Comandante da GNR de Prado, Sargento-Ajudante Rui Rego, entre muitas outras entidades locais e regionais.
 
Na cerimónia de inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, iniciou o seu discurso salientando: " A partir do corrente ano letivo, Cervães passou a contar com um centro escolar moderno, funcional e acolhedor, onde alunos, professores e assistentes operacionais têm acesso a um conjunto de recursos inovadores e diversificados, que proporcionam a melhoria da qualidade do ensino e o enriquecimento das Atividades de Enriquecimento Curricular.

A obra foi co-financiada pelo programa ON2, tendo sido o investimento de mais de 900 mil de euros. A intervenção  fez-se a nível da ampliação e remodelação da infraestrutura existente – EB1 e Pré-escolar de Cervães – contemplou construção de um novo edifício que alberga duas novas salas, uma de 1.º Ciclo do Ensino Básico e uma sala de atividades de Pré-escolar, uma Sala Polivalente de Apoio ao Pré-Escolar, Biblioteca, instalações sanitárias, um refeitório, cozinha e espaços anexos e complementares. 

Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, na inauguração do Centro Escolar de Cervães:
 
"Bem-vindos à inauguração do novo Centro Escolar.

A partir do corrente ano letivo, Cervães passou a contar com um centro escolar moderno, funcional e acolhedor, onde alunos, professores e assistentes operacionais têm acesso a um conjunto de recursos inovadores e diversificados, que proporcionam a melhoria da qualidade do ensino e o enriquecimento das Atividades de Enriquecimento Curricular.

É um equipamento escolar de notável qualidade, que valoriza Cervães e que vai ser um elemento fundamental, por muitos e bons anos, na educação e preparação das crianças desta linda freguesia para a vida.


Materializa um investimento global de cerca de um milhão de euros candidatado a Fundos Comunitários e traduz a concretização de mais um sonho em matéria de alavancagem da qualidade da educação no concelho de Vila Verde.

A execução de grandes investimentos em infraestruturas de ensino tem absorvido uma fatia substancial dos recursos financeiros do Município de Vila Verde, em detrimento de outras prioridades e necessidades sentidas pela população concelhia. 

Tem sido um importante esforço de tesouraria, mas era a única forma de conseguirmos otimizar o aproveitamento dos Fundos Comunitários disponíveis e assim realizar obras de extrema importância para fazermos de Vila Verde um concelho cada vez mais competitivo, com um capital humano de grande valor.

Este é, sem dúvida, um ano emblemático em que viramos, definitivamente, a página da renovação de todo o parque escolar concelhio, oferecendo a todas as crianças instalações e equipamentos educativos de excelente qualidade. 

Os projetos e as prioridades definidas na Carta Escolar ficam assim integralmente concretizados, o que não pode deixar de constituir motivo de orgulho e de grande satisfação para todos nós.

Esta obra e os centros escolares de Turiz, Soutelo e Laje representam um investimento global superior a cinco milhões de euros e está já assegurado que as Escolas Básicas de  2.º e 3.º ciclos de Vila Verde e de Prado vão também ser profundamente requalificadas.

Apesar das EB 2,3 não serem da responsabilidade do Município, este conseguiu introduzir a sua requalificação no pacto de desenvolvimento social da CIM Cávado, subtraindo ao pacote de benefícios para o concelho de Vila Verde dois milhões de euros para o efeito.

É, pois, importante frisar a forte aposta do Município de Vila Verde neste grande desígnio que é a educação, ao ponto de substituir o Estado na sua obrigação de dotar os estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclos de condições condignas para o desenvolvimento de uma atividade ensino-aprendizagem de qualidade.

Os factos demonstram, assim, que, mesmo num quadro de grandes dificuldades económicas motivadas pela conjuntura nacional e internacional, a Câmara Municipal de Vila Verde e as Juntas de Freguesia têm continuado a revelar uma capacidade de gestão e de realização ímpar, respondendo afirmativamente aos anseios e às necessidades das populações.
Cervães é uma freguesia próspera que tem contado com o trabalho muito sério e empenhado de autarcas com uma dedicação invulgar e que têm sabido guindá-la para um elevado patamar de desenvolvimento.

Aproveito para agradecer e reconhecer, nesta cerimónia, ao anterior Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Correia, o extraordinário trabalho que realizou em prol do progresso de Cervães.

Recordo também, com saudade, a personalidade do Presidente Américo Macedo que foi também um autarca notável ao serviço desta freguesia.

O pavilhão gimnodesportivo é uma outra mais-valia neste processo de criação de condições para a elevação dos níveis de bem-estar e da qualidade de vida da população de Cervães. 
 
Este excelente equipamento desportivo vai estar ao serviço dos professores e alunos deste centro escolar, assim como da população em geral desta freguesia e das freguesias vizinhas, afirmando-se como um outro valor acrescentado na melhoria das condições de vida das pessoas.

Não concluo sem lembrar os que, no terreno, realizaram esta obra. 

Deixo, pois, uma saudação especial à empresa construtora e aos seus trabalhadores;
aos técnicos da autarquia que acompanharam alguns aspectos da concepção e do seu desenvolvimento e a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que possamos estar aqui hoje a inaugurar mais este magnífico centro escolar.

A toda a comunidade educativa desejo também a continuidade de um excelente ano letivo."
informação disponibilizada no  site da Câmara Municipal de Vila Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género