Avançar para o conteúdo principal

Aceitamos o convite e gostamos imenso de participar...

Inauguração da exposição Percursos do Art´themis, na Biblioteca Municipal, 9 de novembro 
cartaz_exposioartthemis.jpg 
O Município de Vila Verde em parceria com o projeto Art’themis vão promover uma exposição sobre a Prevenção da Violência Doméstica e de Género, apresentando um conjunto de obras do artista plástico Francesco Zavattari. A mostra irá estar patente ao público, entre os dias 9 e 13 de novembro, na Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde.
 
A exposição resulta de uma colaboração do artista com o Art’themis, um projeto subvencionado para a prevenção primária da violência de género/doméstica, que a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) está a desenvolver com a parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e que, desde dezembro de 2014, tem sido implementado em escolas de Vila Verde, Braga, Barcelos Coimbra, Porto e Matosinhos.

Como forma de se aliar ao combate a este grave problema social e de sensibilizar e consciencializar para os problemas da desigualdade e da violência de género e doméstica, Francesco Zavattari criou dez obras sobre os temas da Mulher, da Igualdade e da Violência contra as Mulheres e realizou três Live Art Performances em Braga, Porto e Coimbra para a comunidade escolar e sociedade civil, que resultaram em duas pinturas e um mural. Estes eventos e uma primeira exposição esteve patente de 30 de abril a 31 de maio, no Museu da Quinta de Santiago em Matosinhos como parte d’As Jornadas de Abril do Art’themis – Não há Liberdade sem Igualdade.

É, pois, com muito prazer que o Município de Vila Verde e o Art’themis apresentam a exposição My Artis Female, que irá estar patente ao público entre os dias 9 e 13 de novembro. Nesse sentido, convidam V. Ex.ª para a inauguração que se realiza no dia 9 de novembro às 14:30 horas, na Biblioteca Municipal de Vila Verde.
 
convite_exposioartthemis.jpg
 
  site da Câmara Municipal de Vila Verde
 
Por convite da CMVV e do ArtThemis os nossos alunos e alunas do 8ºB e 8ºC envolvidos neste projeto foram apresentar as suas" perfomances"   artísticas na linda Biblioteca Municipal de Vila Verde, enriquecendo assim esta inauguração...

A arte é um óptimo veiculo para expressar emoções e sentimentos e também para contribuir para a mudança social que se impõe, na procura por uma sociedade mais justa,  na qual  a Violência contra  as mulheres e a Desigualdade de Género não sejam uma realidade.

Os alunos participaram no debate que contou com Francesco Zavattari, o artista convidado,  Joana Cordeiro, ativista da UMAR e  coordenadora pedagógica do Art´themis e a Drª. Júlia Fernandes, vereadora da Educação da CMVV.

Foi um diálogo muito interessante que além da importante mensagem partilhada, possibilitou aos nossos alunos assistirem a uma comunicação em língua inglesa,  que lhes ofereceu a oportunidade de aplicarem e demonstrarem os seus conhecimentos nessa matéria .


Depois da sessão mais "solene" criou-se um momento mais informal de conversa e disponibilização  de contactos, com o inerente registo fotográfico, no qual o artista se revelou muito disponível, simpático e atencioso para com todos os alunos.

Visitamos a exposição e apreciamos as 10 obras expostas sobre os temas da Mulher, da Igualdade e da Violência contra as Mulheres e o resultado de duas das três Live Art Performances que no ano passado realizou em Braga (Secundária Carlos Amarante)  e no  Porto, com as comunidades estudantis.  Em Coimbra o produto final desse trabalho foi um mural.


Alguns registos das obras em exposição...analisadas com muita atenção pelos nossos alunos, pouco familiarizados com este tipo de expressão artística mas com muita vontade de aprender...



Num gesto extremamente simpático e generoso , o Francesco  "ilustrou" alguns autógrafos que os alunos lhe solicitaram, personalizando-os, ação que encantou os nossos jovens.


E como os gestos de generosidade e simpatia se replicam e multiplicam, a nossa artista Ana (8ºB) que também gosta muito de desenhar apresentou ao Francesco alguns dos seus trabalhos para que escolhesse um como oferta...

Esta foi a escolha do "artista" que pediu também à Ana que autografasse e datasse a sua "obra-prima" que viajará até Itália e passará a integrar a coleção pessoal do Francesco.
Foi sem dúvida uma tarde muito "especial" para estes nossos jovens e a Escola EB de Prado respeitou o seu Projeto Educativo e caminhou no sentido de cumprir o seu objetivo de construir uma Escola , humana e criativa, onde todos possam crescer e aprender de um modo significativo num ambiente de interacção e articulação Escola-Meio, contribuindo também para a elevação progressiva do nível cultural e de literacia do Meio envolvente bem como para melhorar e aprimorar a  capacidade de intervenção social destes jovens alunos.

 
A Câmara Municipal enquadrou-nos nesta iniciativa, proporcionou-nos o necessário transporte e ainda nos ofereceu um marcador de livros com um slogan que também defendemos:
 A IGUALDADE FAZ O NOSSO GÉNERO.

Foi uma iniciativa integrada no Plano Municipal para a promoção da Igualdade de género.


Equipa PES / GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...